“Nós superestimamos aquilo que podemos realizar em um ano. Mas subestimamos enormemente o que somos capazes de realizar em cinco anos”, Peter Drucker
Convém sonhar, pois é o primeiro passo para fazer com que um objetivo se torne uma realidade. E tão importante quanto sonhar, é montar um plano que seja viável para que esse sonho possa sair das profundezas dos nossos desejos e vir para o concreto mundo real; caso contrário ele não passará de uma fantasia em nossa mente. Portanto, apenas sonhar não é o suficiente.
A vida é processo contínuo e dinâmico, uma sucessão de fatos e atos. Muitos não percebem essa segunda situação, onde fazemos com que certas coisas nos aconteçam, muitos não se dão conta da nossa participação na consolidação daquilo que nos acontece frequentemente. Para conseguir fazer com aquele sonho que temos há muito tempo dentro de nós se torne realidade, precisamos antes de tudo perceber que estamos por trás desses eventos que permeiam nossas vidas. E por uma economia da nossa rede neural, muitos vivem sem refletir verdadeiramente sobre a própria existência e vai apenas deixando as horas passarem e os dias seguirem até que se tornem semanas, virem meses, passem os anos e você já sabe aonde quero chegar. Mas será que sabe aonde VOCÊ quer chegar?
A verdade é que a grande parte das pessoas não sabe objetivamente o que quer de suas vidas. Sabem o que existe no insciente coletivo. Sabem que querem ter estabilidade, saúde e ser feliz. Ás vezes são mais específicos como quem sabe que quer ter uma casa, um carro e filhos. Mas esses planos amplos e vagos não são eficientes para nortear a maioria das decisões práticas que tomamos diariamente. E a vida é uma série de pequenas e importantes decisões. Por exemplo, a hora que você acordou hoje determinará se seu dia será recheado de atrasos e costurado por correrias que poderiam ser evitadas simplesmente se você se levantasse 15minutos mais cedo. A hora e o conteúdo da primeira coisa que você colocou na sua boca no dia de hoje vai contribuir para a qualidade da sua saúde. É preciso ver de maneira integrada o desencadeamento das nossas pequenas decisões se transformando em grandes acontecimentos. Nós fazemos as escolhas e depois essas escolhas nos fazem e fazem nosso futuro. Tenha consciência de que sua vida de hoje e o resultado do que você planejou no passado, se você quer resultados diferentes, então terá que começar hoje a planejar como quer que sua vida seja no futuro.
Algumas pessoas desejam coisas novas em suas vidas, porém continuam fazendo sempre as mesmas coisas e permanecem na “zona de conforto” fazendo o que sempre se fez, porque as coisas assim ficam mais “fáceis”. O físico Albert Einstein dizia que “a insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Ser feliz não é uma meta mensurável. Metas não mensuráveis não podem ser consideradas metas, mas apenas desejos. Enquanto não se especifica uma meta ela é apenas um desejo. Ao sonhar ser feliz é preciso saber e conhecer “aquilo” que se você atingir te fará feliz.
As metas norteiam nosso campo de visão, fazendo que vejamos o mundo com certo tipo de “radar” que vai escaneando o nosso entorno e nos alertando quando surge uma oportunidade relacionada com nossos objetivos de futuro. Uma vez que você sabe aonde você quer ir fica mais fácil descobrir o que deverá ser feito para chegar lá. Pessoas com metas atingem resultados, pois sabem claramente para onde estão indo. Mas metas precisam ser mensuráveis, objetivas e realistas.
Para dar forma e corpo ao seu plano, coloque tudo que é necessário em um papel. Antes de formular as metas é necessário identificar seus valores e hierarquizá-los. A partir dessa lista separe em metas de longo prazo; metas de médio prazo; metas de curto prazo até que finalmente você encontre suas metas diárias. Assim elas se tornarão possíveis. Quando você estabelece metas e se organiza cognitivamente para alcançá-la parece que o universo conspira a seu favor.
É preciso persistência para transformar sonhos em metas palpáveis. Não adianta sonhar um sonho diferente por dia. É necessário o mesmo sonho todos os dias até que ele se torne possível. Transformar sonhos em realidade não é obra do acaso. É algo possível, mas que exige posicionamento, vontade, disciplina e determinação. Sem o investimento adequado não existem resultados satisfatórios.
Desejos todos têm, metas não. O ano já começou há exatos 28 dias. Não espere o carnaval passar…
Luciana Azevedo Damasceno – Neuropisicóloga e Terapeuta Cognitivo-Comportamental formada pela PUC Rio. Elogios, duvidas e sugestões: [email protected]