Os benefícios do Pilates

Fisioterapeuta esclarece principais dúvidas sobre o método
Fisioterapeuta esclarece principais dúvidas sobre o método

CARATINGA- Há quem diga que o Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para aqueles que desejam aperfeiçoar a musculatura corporal, além de inúmeros outros benefícios. Para falar sobre este método, o DIÁRIO DE CARATINGA conversou com a fisioterapeuta Michelle Assis Costa Moreira.

Nesta entrevista, ela explica o funcionamento desta técnica, seus benefícios, indicações e contraindicações e garante que os resultados são rápidos e surpreendentes. Mas, ela deixa um alerta: “É importante respeitar os limites do próprio corpo”.

 

O Pilates utiliza o peso do próprio corpo na sua execução (Foto: Arquivo Pessoal)

Fale um pouco sobre o método Pilates.

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento, que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de redução do movimento, que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Desenvolvido por Joseph Pilates, o método surgiu do equilíbrio entre filosofias de relaxamento (ligando corpo e mente/Oriente) com ênfase no fortalecimento muscular, resistência e intensidade dos movimentos (Ocidente). Os princípios fundamentais utilizados durante a aula são: concentração, movimentos controlados e suaves, trabalho de respiração, estímulo do centro de força (abdômen), fluidez nos movimentos e precisão.

 

São utilizados aparelhos específicos e acessórios

Como são as aulas?

As aulas de Pilates apresentam exercícios eficazes com poucas repetições e controle da respiração. São utilizados aparelhos específicos e acessórios, que permitem a realização de uma variedade de exercícios, evitando assim a monotonia. Os resultados obtidos com os exercícios são rápidos e duradouros, buscando a construção de uma postura correta e natural, sem desgaste físico.

 

Quais são os benefícios adquiridos com esse método?

Inúmeros são os benefícios obtidos, dentre eles estão, melhora da capacidade respiratória, aumento da resistência e força muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade articular, melhora da postura, ganho de consciência corporal, definição da musculatura sem aumento do volume, previne lesões ósteo-articulares, ajuda no processo de reabilitação, aquisição de controle corporal, melhora da autoestima, reduz a fadiga muscular e desconforto da dor, melhora da coordenação motora e equilíbrio, alívio de dores na coluna, melhora do sono, alívio do estresse e tensão muscular; e melhora da qualidade de vida.

 

Para quais pessoas o Pilates é indicado?

O método Pilates é indicado para todas as pessoas, a partir dos 12 anos. Podem ser atendidos desde sedentários até atletas de alto nível, também é indicado para idosos, gestantes e tratamentos de alterações posturais.

 

Quais são as contraindicações?

As contraindicações para a execução do Pilates são relativas, hipoglicemia, hipertensão arterial e diabetes com controle médico. No caso só seria contraindicado absolutamente para gestantes de alto risco, cardiopatias graves, hipertensão arterial e diabetes não tratadas.

 

Para quem deseja fazer Pilates, qual a sua mensagem?

São muitos os benefícios, cada corpo responde de uma maneira diferente. É importante respeitar os limites do próprio corpo. Vale a pena experimentar esse método surpreendente. Joseph Pilates tem a seguinte frase: “Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade é fundamental ganhar o domínio do seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e foram de forma, você está velho. Se você está com 60 anos e está maleável e forte, você está novo”.

Manchete do dia

Últimas Notícias