Cartunistas escolhem os três primeiros colocados
CARATINGA – O Salão Internacional de Humor de Caratinga regressou este ano à programação cultural da cidade. Inserida no Festival de Inverno, a 13ª edição do Salão foi aberta no dia 16 de julho e segue até a próxima sexta-feira (31) na Casa Ziraldo de Cultura, com entrada franca.
O homenageado deste ano é o jornalista e escritor caratinguense Ruy Castro. O Salão conta com 27 trabalhos de cartunistas nacionais e internacionais, além da exposição paralela ‘Je suis Charlie, uai’ que lembra profissionais assassinados no atentado ao jornal satírico francês Charlie Hebdo.
“Ao homenagear o Ruy Castro, estamos completando um ciclo de homenagens aos caratinguenses ilustres que teve início com Agnaldo Timóteo, Ziraldo e Miriam Leitão”, explica o organizador da exposição, cartunista Edra.
Ele fala da satisfação em poder promover mais uma edição do Salão. “Estou muito feliz com a retomada do Salão. Foi um grande esforço para que chegássemos à 13ª edição do Salão Internacional do Humor de Caratinga e agradeço aos artistas que estão participando, abrilhantado o nosso evento”.
PREMIAÇÃO
A 13ª edição do Salão vai premiar os três primeiros colocados com uma mesa digitalizadora. “Os vencedores foram merecedores, pois os trabalhos participantes foram de alto nível. O prêmio é um equipamento muito útil para os que atuam nesta área”, conta Edra.
O trabalho de André Camargo, do estado de Santa Catarina, ficou em primeiro lugar. O segundo trabalho escolhido foi o do cartunista peruano Walter Toscano; e em terceiro lugar, o trabalho de Moisés Macedo, de Mogi Guaçu, em São Paulo. Os cartunistas Fabrício Brito, João Bento e Max Ziemer receberão menções honrosas.
O primeiro colocado, André Camargo, conta que ficou muito surpreso com o resultado. “Fiquei muito feliz por que foi meu primeiro prêmio em salões de humor, principalmente por ser um salão tradicional como o de Caratinga. Quando fiz essa caricatura, na hora, não gostei, pensei em jogar no lixo e começar outra – aliás, eu comecei outra – mas achei que não ia conseguir enviar no prazo. Então, peguei a caricatura novamente e finalizei com mais paciência e enviei. Por isso o resultado é ainda mais satisfatório pra mim”.
André conta que participou do 12º Salão de Caratinga com o tema do mestre Ziraldo. “Apenas participei, não fui premiado e nem recebi menção honrosa. Meu prêmio foi uma foto que guardo em que aparece o exato momento em que o Ziraldo olhava minha caricatura. Sou muito fã dele”.
O processo de escolha das três melhores caricaturas foi realizada com voto secreto. Cada cartunista escolheu um desenho, não podendo votar em seu próprio trabalho.
“Com certeza o fato de ser avaliado pelos colegas de profissão traz muito respaldo, pois são grandes artistas e tem uma visão diferente e técnica de um “leigo” ou apenas de quem admira caricatura, mas não é artista. Acho muito importante participar de salões de humor por que vejo que muitos grandes nomes da caricatura começaram sua trajetória se destacando em salões. É muito gratificante e importante pra carreira de um cartunista iniciante ou não, ter no currículo participações e principalmente premiações em salões. Mesmo hoje com a internet, acho que deve ser mantida a tradição dos salões de humor no Brasil e no mundo, pelo fato de ser aquela coisa física mesmo, onde pessoas podem visitar, existe a divulgação e premiações como incentivo”.