Um dia dedicado à saúde das mulheres em Piedade de Caratinga

PIEDADE DE CARATINGA- A história de Amanda Maria, moradora de Piedade de Caratinga, foi o ponto alto do Mutirão de Saúde realizado no sábado (18). Entre exames, vacinas e orientações, a jovem decidiu compartilhar sua trajetória como um alerta para outras mulheres: “Eu tive um câncer há 11 anos atrás, no ovário. Tive que fazer a retirada de um ovário e de uma trompa. Fiz tratamento, quimioterapia, e graças a Deus hoje tô curada. Mas se eu tivesse descoberto antes, talvez não tivesse sofrido tanto”, contou.

Amanda tinha apenas 16 anos quando recebeu o diagnóstico. O tumor, segundo ela, pesava mais de seis quilos. “Gerou como se fosse um bebê, todos os exames davam positivo. Os médicos disseram que se eu tivesse passado mais dois dias, eu nem estaria viva pra contar minha história”.

Hoje, mãe de um menino, Amanda fez questão de participar do Mutirão de Saúde. O evento ofereceu coleta de preventivos, testes rápidos, exames físicos, orientações, encaminhamento para mamografia em Caratinga — já que o município ainda não possui mamógrafo — e também integrou o Dia D da Campanha de Multivacinação, com apoio do vacimóvel.

“A gente tem que cuidar da saúde da gente. A mensagem que deixo para as mulheres é cuidar, fazer preventivo, fazer exame. Não é um bicho de sete cabeças, tem que se cuidar mesmo. Porque quanto menos, mais rápido você descobrir que você tem alguma coisa, fazer um tratamento, não chegar a evolução que, no meu caso, chegou”, afirmou Amanda Maria.

A coordenadora de Saúde do município, Camila Costa, destacou que o mutirão foi pensado justamente para promover esse tipo de conscientização, oferecendo um atendimento mais acessível, especialmente às mulheres.

“É aquele momento especial para colocar a saúde em dia. O mês de outubro é o mês de conscientização do câncer de mama, mas a gente aproveitou pra fazer também a prevenção do câncer de colo de útero”, explicou.

Segundo Camila, a data foi escolhida para facilitar o acesso aos participantes. “Decidimos fazer em um sábado porque muitas vezes, na correria da semana, as pessoas não conseguem vir. Hoje estamos ofertando preventivo, teste rápido e todas as vacinas do dia D da campanha de multivacinação. É gratificante ver essa casa cheia. A prevenção é um ato de amor, de carinho, de se amar”.

Além dos atendimentos clínicos, a ação contou com atividades de conscientização multidisciplinar. O educador físico Gabriel Pereira destacou a importância do evento como um “combo da saúde”. “É um dia muito importante, principalmente para as mulheres. Hoje estamos falando sobre a prevenção do câncer de colo de útero e também aproveitando o dia para vacinar. É uma forma de facilitar o acesso à informação e ao cuidado”, disse.

A nutricionista Amanda Cunha orientou sobre os impactos da alimentação na saúde feminina. “Uma alimentação inadequada afeta todo o corpo. A mulher precisa conhecer o próprio corpo, fazer o autoexame, cuidar de si mesma. A alimentação saudável é uma forma de prevenção”.

A psicóloga Lara Mol também reforçou que o cuidado deve ir além do físico. “A equipe eMulti se reuniu hoje pra falar sobre prevenção do câncer de mama, trazendo a importância de um olhar multidisciplinar. Eu vim falar sobre o psicológico, que muitas vezes é deixado de lado. Muita gente só procura ajuda depois do diagnóstico. A gente precisa se cuidar antes, inclusive da mente. O medo de descobrir um problema faz muita gente deixar de fazer os exames, e isso é perigoso”.

Outra moradora que também aproveitou o dia de mobilização foi Viviane Arruda, que deixou sua mensagem:  “Na verdade, fácil não é, mas tem que se cuidar, prevenir, né? Nesses últimos tempos, como é do conhecimento da maioria das pessoas, está aumentando o número de casos de câncer. Aqui na nossa cidade, embora é uma cidade pequena, nesses últimos tempos faleceu bastante pessoas aqui com essa doença e é uma coisa que preocupa muito a gente. A gente tem que fazer a nossa parte, primeiro, a gente faz a parte da gente, e Deus faz a dele, né? Só Deus pra dar a nós esse livramento”.

O mutirão em Piedade de Caratinga se transformou em um verdadeiro encontro de histórias, aprendizados e esperança — um dia em que a prevenção foi mais do que um serviço de saúde: foi um ato de amor-próprio e de vida.

 

BOX:

 

Números do Mutirão de Saúde

 

Coletas de preventivo: 81

Mamografias solicitadas: 81

Testes rápidos de ISTs realizados: 68

Atualizações de cartão de vacina: 35

Amanda Maria, que venceu o câncer, compartilhou sua história de superação
Viviane Arruda aproveitou o mutirão para cuidar da saúde
Equipe da Saúde da Prefeitura de Piedade de Caratinga: nutricionista Amanda Cunha, educador físico Gabriel Pereira, psicóloga Lara Mol e coordenadora de Saúde Camila Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *