Santa Bárbara do Leste premia produtores e celebra cafés especiais com leilão e concurso popular

SANTA BÁRBARA DO LESTE-  Santa Bárbara do Leste realizou na sexta-feira (28), a oitava edição do Café com o Agricultor, evento já tradicional no município e que, mais uma vez, atraiu grande público. A programação celebrou os produtores locais, premiou os vencedores do Concurso de Qualidade dos Cafés, promoveu leilão, concurso popular e ainda apresentou novos veículos adquiridos pela administração municipal.

Neste ano, o Concurso de Qualidade contou com 66 inscritos. Entre eles, 11 cafés foram selecionados e cinco produtores chegaram à classificação final: 5º lugar – Jonathas Gomes Eller, 4º lugar – Robinho Vicente da Vosta, 3º lugar – Julio de Paula Abreu, 2º lugar – Neide Zeferino da Silva Gomes e 1º lugar – Daniel Carlos de Almeida.

Valorização do produtor

O prefeito Zé Rufino destacou que o evento simboliza a união entre poder público e agricultores. “É a coroação de uma parceria que a Prefeitura tem com os produtores no dia a dia e aí essa confraternização nada mais é do que isso, o reconhecimento e nosso agradecimento a eles. A agricultura move o município e vai continuar movendo porque vamos continuar com todo o empenho para sempre trazer melhorias para a nossa população”.

Ele ressaltou ainda o investimento constante na qualidade dos cafés do município, impulsionado pela estrutura criada pela gestão. “A qualidade dos cafés tem crescido, mesmo porque a Prefeitura trabalha nesse sentido, tendo uma sala de prova de café, tendo profissional qualificado. Temos a parceria com a Emater e nossa Secretaria de Agricultura procura desempenhar sempre o melhor papel possível”.

O prefeito também destacou a entrega de veículos, o que moderniza a frota municipal. “Estamos hoje entregando quatro veículos Spin para fazer todo o tratamento de TFD, para trazer mais conforto aos nossos pacientes, e também uma ambulância 4×4 para socorros em locais de difícil acesso. Hoje, para o produtor, temos mais esse benefício: uma patrol nova para a melhoria das nossas estradas”.

O vice-prefeito Aélcio dos Ferreiras reforçou a importância da tradição e da força agrícola da região: “O oitavo Café do Agricultor já virou uma tradição. Nossa região é movida à agricultura, então temos que valorizar e motivar os agricultores a dar continuidade. Nossa região vive do café, então para nós é muito gratificante estar fazendo e apoiando os produtores”.

Agricultura em destaque

O secretário de Agricultura, Célio Maia, ressaltou que Santa Bárbara do Leste é referência regional não apenas na cafeicultura, mas também na produção de abacate. “Santa Bárbara do Leste é referência na região, não só na qualidade de café, mas também na agricultura; é o primeiro maior produtor de abacate do estado. O Café com o Agricultor é uma forma de agradecer pelo que a agricultura tem feito pelo município”.

Ele destacou a importância do trabalho técnico especializado para elevar o padrão dos cafés produzidos. “Foi contratado um Q-grader, o Anderson Elias, um profissional renomado, que tem nos proporcionado grandes conquistas. Nosso maior trabalho foi fazer o agricultor entender que ele tem potencial, e isso, graças a Deus, conseguimos”.

A voz dos produtores

Entre os participantes, o produtor de café especial Cleyton Zeferino relatou a trajetória familiar na cafeicultura. “Eu fui nascido e criado na roça. Essa paixão nasceu cedo. Mesmo buscando outras alternativas, voltei à roça para produzir café. Cada dia a gente vem melhorando através desses eventos que a prefeitura apoia. A gente vê o potencial que a cidade tem na produção de café especial”.

Ele destacou a força da produção familiar: “Ano passado fomos contemplados com o primeiro lugar no leilão e este ano minha mãe está entre os concorrentes. Toda a família está envolvida na produção”.

A produtora Neide Zeferino, segunda colocada este ano, celebrou os resultados alcançados. “Há dois anos estamos trabalhando com café especial. Descobrimos que nosso café tem um potencial incrível: conseguimos 88,5 pontos. Estamos fazendo cursos para aprender desde o pós-colheita, para que o café entregue aquilo que esperamos”.

Leilão e concurso popular

O Q-Grader Anderson Elias, responsável pela avaliação técnica, falou sobre o crescimento do leilão de cafés. “Esse é o segundo leilão que estamos fazendo. É algo muito novo e é uma satisfação saber que começou ano passado e já estamos na segunda edição. São onze sacas participando, de onze produtores”.

O leiloeiro Zeto Amaral mostrou otimismo com os valores deste ano. “É um prazer estar aqui pela segunda vez. Aqui tem cafés de excelente qualidade. Tenho expectativa de bater o recorde do ano passado e vender a saca acima de seis mil reais. O leilão vai ser fantástico”.

A degustadora e classificadora Lúcia Rocha, responsável pelos cafés do concurso popular, explicou o processo. “Aqui estamos no momento dos filtrados, que vão para o voto popular — são os onze finalistas. É um café filtrado para tomar a qualquer hora do dia. A população vai escolher o melhor café”.

Santa Bárbara do Leste celebra sucesso do Café com o Agricultor
Vice-prefeito Aélcio dos Ferreiras e o prefeito Zé Rufino
O Q-Grader Anderson Elias e o leiloeiro Zeto Amaral
Grande público marcou presença no evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *