Regional: Sábado de gols
Estive no estádio Do Carmo assistindo ao jogo Esplanada e Manchester no último sábado (4). Pelo fato da partida ter sido antecipada em razão das eleições, considero o público até bom. Dentro de campo o Esplanada sobrou no primeiro tempo e administrou no segundo. Ficando assim mais perto da vaga para a próxima fase.
Me surpreendi mesmo foi com a goleada sofrida pelo Cruz Azul em Córrego Novo. Os 5 a 1 para os donos da casa deixaram a situação do time de Caratinga complicada. Depois dessa, me parece que o Córrego Novo briga com o Verdão pela segunda vaga do grupo. Lembrando que a primeira já é do Juca Antônio. A classificação ficou assim:
Chave A
Santa Cruz – 11 pontos
Primeiro de Maio – 11 pontos
Primavera – 4 ponto
Fluminense – 1 ponto
Chave B
Juca Antônio – 14 pontos
Esplanada – 11pontos
Córrego Novo – 10 pontos
Cruz Azul – 8 pontos
Manchester – 7 pontos
Hora de cobrar
O final de semana foi de disputa intensa no campo da política. Nossa região como sempre teve um peso muito importante nas urnas. Como escrevi na coluna do último sábado, senti falta de propostas concretas na área esportiva. Não que isso seja mais importante que educação, saúde e segurança, por exemplo. Porém, não pode ser negligenciado como vem sendo por praticamente todos os candidatos que ouvi até o momento. Observando a relação de todos os votados em Caratinga, alguns receberam um número significativos de votos por estarem ligados a saúde, outros a educação. Seria muito bom ouvir de algum deles, algo de interessante voltado para o esporte. Não apenas “ajudinha” como temos visto nos últimos anos. Só como exemplo, o Bairro Santa Cruz, o maior da cidade e mais populoso, conta apenas com a FUNCIME como programa social que prepara jovens para o mercado de trabalho e consequentemente para a vida. Entretanto, nem mesmo esse importante trabalho conta com estrutura esportiva que facilitaria e atrairia ainda mais crianças e jovens. Passam-se eleições e mais eleições, muitos são votados na comunidade, e nada muda. Sem ginásio, sem campo de futebol, que serviria para ampliar o trabalho social. Que maneira mais fácil de educar e ter saúde do que o esporte?
Mineiros terão rodada quente
Depois de recuperar 15 pontos no STJD, o América voltou a sonhar com o G4 da série B. Não acho que seja impossível uma classificação. Porém, considero pouco provável. Mesmo com a chegada de Givanildo Oliveira, o time tem oscilado muito. Ainda assim, contra o Náutico nesta rodada dá pra vencer.
Já o Atlético precisa vencer o Fluminense no Maracanã pra fincar pé no concorrido G4. As últimas atuações da equipe deixaram o torcedor apreensivo. O Galo voltou a pecar muito nas finalizações. Sem falar que falhas defensivas voltaram a ocorrer. Sem Leonardo Silva, o garoto Jemersom corre o risco de ficar sobre carregado. No ataque a ausência de Diego Tardelli é outro problema. Ele vem sendo o melhor jogador da equipe já á algum tempo.
O Cruzeiro tem hoje a maior vantagem da era dos pontos corridos faltando 12 jogos para o final desde 2006 quando passou a ser disputado com 20 clubes. Venho falando há dez rodadas que mesmo quando tropeça, a Raposa não perde o embalo. A diferença para os principais concorrentes não é somente de pontos, é técnica também. Basta olhar as opções de banco de Marcelo Oliveira. A vitória contra o Internacional provou isso. Para alguns matemáticos a chance de mais um título azul chega á casa dos 90%. Contra o Corinthians nessa quarta-feira tem mais uma final.