Recomeçar, que simploriamente pode ser entendido como começar de novo. Situação que parece ser corriqueira, mas que exige uma série de circunstâncias exteriores e interiores, do próprio ser.
Recomeçar está intimamente ligado à humildade, pois é ela que em muitos casos será a seta, o norteador. A humildade permite a cada um de nós perceber o momento de recuar, de parar, de recomeçar.
Recomeçar pode significar refazer a mesma coisa, aperfeiçoando-a, corrigindo os possíveis e detectados equívocos. Bem como, pode significar a busca por um novo caminho, ainda não trilhado. Assim, o recomeçar pode significar também o surgimento do novo.
Recomeçar faz parte da sabedoria humana… Uma atitude que remexe valores, pontos de vistas, opiniões… Uma atitude que quebra parâmetros, estremece paradigmas, dimensiona novos olhares.
Recomeçar… Atitudes de pessoas fortes, capazes, corajosas e livres para tomadas de decisões. Decisões estas que abrem novos horizontes, que mudam a lógica das coisas, que redimensiona a vida para novas possibilidades.
Recomeçar o que permite a cada um de nós a possibilidade de sempre começar de novo, portanto, de ser feliz!
Walber Gonçalves de Souza é professor