Secretaria de Administração e Recursos Humanos começa a realizar reuniões sobre os trabalhos do Departamento de Segurança do Trabalho
CARATINGA – A Secretaria de Administração e Recursos Humanos começou a promover reuniões com representantes das secretarias municipais com o objetivo de tornar conhecidos os procedimentos adotados pelo Departamento de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Caratinga e principalmente criar novos hábitos de ação nos responsáveis pelos Departamentos de Pessoal de cada secretaria. O primeiro encontro foi coordenado pelo diretor do Departamento de Segurança do Trabalho, José Antônio Souza Silva e aconteceu na tarde de sexta-feira (10). Participaram a secretária de Administração e Recursos Humanos Gisely Xavier, Dulcilene Márcia da Silva Costa e Alverina Mariana Sabina.
Gisely Xavier explica sobre a iniciativa da realização das reuniões. “A Prefeitura de Caratinga inaugurou o Departamento de Segurança do Trabalho no dia 24 de setembro e desde a criação deste tão esperado Departamento, que foi uma resposta muito positiva da atual Gestão 2013-2016, estamos nos mobilizando para promovermos meios de informarmos a todos os responsáveis e aos servidores sobre os nossos procedimentos de atuação e explicarmos como os procedimentos transcorrem e como os servidores devem solicitar os nossos serviços e o que eles podem fazer para agilizar os processos”.
“O Departamento é um instrumento de promoção à saúde, à segurança, ao bem estar e à integridade dos Servidores. Partindo do pressuposto de que a melhoria das condições de trabalho de um indivíduo reflete na sua produtividade bem como na sua autovalorização, as melhorias resultam em benefícios, tanto para o gestor, quanto para o servidor”, diz a secretária Gisely.
INFORMAÇÕES
José Antônio explicou aos participantes sobre os serviços disponíveis no Departamento e sobre alguns dos procedimentos adotados pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). “Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Com a implantação do Departamento de Segurança do Trabalho, essas medidas devem prever, também, a proteção da integridade e da capacidade física do servidor público”, esclareceu. “Mas, se porventura um servidor necessitar do INSS, por exemplo, cabe ao Departamento tratar da documentação de forma que o processo transcorra da forma mais rápida”, acrescenta.
A chefe de Setor de Pessoal da Secretaria de Educação, Renata Nunes Ferreira Xavier, participou do encontro e conta que acha a iniciativa muito interessante. “Por atuar nesta área eu já conhecia os procedimentos, mas gostei de saber que o Departamento de Segurança do Trabalho é que vai estar à frente e tratar da documentação. Esta parte burocrática requer muitos cuidados e atenção e percebemos muita responsabilidade da equipe que está à frente deste setor”.
Silvânia Márcia Guimarães é a responsável pelo Departamento de Pessoal da Secretaria de Obras Públicas, Transporte e Logística e diz que concorda com as opiniões de Renata Xavier. “Este encontro foi muito produtivo, pois, apesar de tratar de assuntos muitas vezes conhecidos por quem já trabalha neste setor, é sempre bom relembrarmos dos procedimentos que devem ser adotados”.
Sobre a atuação do Departamento de Segurança do Trabalho, quando se tratar de questões da saúde do servidor, Silvânia acrescenta que é importante divulgar informações sobre onde os responsáveis pelo RH devem direcionar suas ações para agilizar os processos dos trabalhadores. “Esta foi uma das informações que mais gostei de saber neste encontro. A nossa missão agora é promover os próximos encontros com todos os servidores da secretaria para tornar as informações amplamente divulgadas entre aqueles que precisam cumprir os seus deveres e fazer valer os seus direitos”.
As atribuições do Departamento de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Caratinga são:
– Atenção à saúde do servidor;
– Exames admissionais, demissionais, retorno e acompanhamento médico;
– Palestras;
– Treinamentos;
– Emissão de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
– Comunicação do Acidente de Trabalho;
– Análise de licença acompanhamento;
– Implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA;
– Análise de adicional de Insalubridade;
– Recebimento de documentação para admissões;
– Convocação e recebimento de documentos para posse dos Concursos Públicos;
– Coordenação e gerenciamento das Agências de Correios do município;
– Campanhas de promoção á saúde;
– Transação penal (encaminhamento para prestação de serviços);
– Declarações para o INSS para fins de Aposentadoria;
– Declarações para o INSS para fins de Auxílio Reclusão;
– Declarações para o INSS para fins de auxilio Doença;
– Declarações para o INSS para fins de Auxilio Acidente;
– Agendamento de perícia junto ao INSS;
– Licença Gestação.
O Departamento de Segurança do Trabalho, fica situada à Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 52, loja 2, no Bairro Dário Grossi. Telefone 3329-8155.