Segundo o executivo, apesar de já ter testado positivo para a doença, homem de 55 anos foi a óbito devido a choque circulatório e neoplasia maligna cerebral
CARATINGA- No domingo (7), a Secretaria de Saúde de Caratinga encaminhou nota à imprensa, confirmando o registro de 159º óbito de paciente diagnosticado com Covid-19.
De acordo com o comunicado, um paciente do sexo masculino, com idade de 55 anos, residente no distrito de São João do Jacutinga, que estava internado no CASU – Hospital Irmã Denise, tendo evoluído a óbito na tarde do último sábado (06).
No entanto, o DIÁRIO recebeu muitos questionamentos de familiares a respeito da causa da morte do paciente. A reportagem fez contato com o Casu e com a Prefeitura de Caratinga, em busca de esclarecimento.
PREFEITURA
Por meio de nota, a prefeitura disse que, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, quando um paciente testa positivo para o novo Coronavírus, “é dever do médico classificar o óbito como positivo para COVID-19, ainda que a doença não tenha sido a causa principal da morte”.
Ainda de acordo com o executivo, no caso citado, “o paciente testou positivo para COVID-19 após exame RT-PCR realizado pela FUNED de amostra coletada no dia 17 de fevereiro”. Mas, a causa básica do óbito foi choque circulatório e neoplasia maligna cerebral.
Quanto ao Casu, até o fechamento desta edição não houve resposta.