PEC da Blindagem: maioria da bancada mineira vota a favor da proposta

DA REDAÇÃO – A votação da chamada PEC da Blindagem dividiu a Câmara dos Deputados, mas em Minas Gerais o resultado foi expressivo: a ampla maioria dos parlamentares mineiros apoiou a proposta. Dos 48 deputados federais eleitos pelo Estado, 39 votaram a favor e apenas 9 se posicionaram contra.

A medida, que gerou intenso debate no Congresso, foi aprovada em meio a críticas de parte da oposição e celebração da base governista.

O que prevê a PEC da Blindagem?

Apresentada ainda em 2021 pelo deputado federal licenciado e ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-AM), a PEC da Blindagem foi desengavetada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após pressão da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), crítica, por exemplo, à prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira.

Apesar de a Constituição Federal já proteger deputados federais e senadores de prisão – salvo flagrante de crime inafiançável -, a PEC aumenta suas prerrogativas. O relatório do deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) proíbe que parlamentares sejam processados por qualquer crime sem autorização da Câmara dos Deputados ou do Senado.

O plenário da Câmara dos Deputados ou do Senado teria que autorizar, em votação secreta e com maioria absoluta, qualquer medida contra um deputado federal ou um senador. O texto impõe a mesma votação e o mesmo quórum em casos de flagrante de crime inafiançável para referendar a prisão e a formação de culpa.

Após a “PEC da Blindagem” ter ficado em banho-maria em razão de um impasse no texto até então discutido, Motta anunciou que pautaria a proposta nesta mesma terça. O anúncio foi feito depois de o presidente da Câmara dos Deputados indicar Cajado como relator no lugar do deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos-MG). Entre os deputados da região que votaram a favor da PEC da Blindagem, estão:Eros Biondini (PL-MG), Fred Costa (PRD-MG), Hercílio Diniz (MDB-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Lincoln Portela (PL-MG), Mário Heringer (PDT-MG), Misael Varella (PSD-MG) e Rosângela Reis (PL-MG).

 

Como votaram os deputados de Minas Gerais na PEC da Blindagem

Votaram a favor da PEC

 

Ana Paula Leão (PP-MG)

Bruno Farias (Avante-MG)

Delegada Ione (Avante-MG)

Delegado Marcelo (União Brasil-MG)

Diego Andrade (PSD-MG)

Dimas Fabiano (PP-MG)

Domingos Sávio (PL-MG)

Dr. Frederico (PRD-MG)

Emidinho Madeira (PL-MG)

Eros Biondini (PL-MG)

Euclydes Pettersen (Republicanos-MG)

Fred Costa (PRD-MG)

Gilberto Abramo (Republicanos-MG)

Greyce Elias (Avante-MG)

Hercílio Diniz (MDB-MG)

 

Junio Amaral (PL-MG)

Lafayette Andrada (Republicanos-MG)

Leonardo Monteiro (PT-MG)

Lincoln Portela (PL-MG)

Luis Tibé (Avante-MG)

Luiz Fernando (PSD-MG)

Marcelo Álvaro (PL-MG)

Mário Heringer (PDT-MG)

Mauricio do Vôlei (PL-MG)

Misael Varella (PSD-MG)

Nely Aquino (Podemos-MG)

Newton Cardoso Jr (MDB-MG)

Nikolas Ferreira (PL-MG)

Odair Cunha (PT-MG)

Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)

Paulo Guedes (PT-MG)

Pedro Aihara (PRD-MG)

Pinheirinho (PP-MG)

Rafael Simões (União Brasil-MG)

Rodrigo de Castro (União Brasil-MG)

Rosângela Reis (PL-MG)

Samuel Viana (Republicanos-MG)

 

Stefano Aguiar (PSD-MG)

Zé Vitor (PL-MG)

 

Votaram contra a PEC

Aécio Neves (PSDB-MG)

Ana Pimentel (PT-MG)

Célia Xakriabá (PSOL-MG)

Dandara (PT-MG)

Duda Salabert (PDT-MG)

Padre João (PT-MG)

Patrus Ananias (PT-MG)

Rosângela Reis (PL-MG)

Rogério Correia (PT-MG)

*Deputados votados na região em negrito

 

Resumo:

 

A favor: 39 deputados mineiros

Contra: 9 deputados mineiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *