Painel – Câmara de Caratinga

Catita

Na noite dessa segunda-feira (15), aconteceu mais uma reunião o legislativo caratinguense. O vereador Catita foi o primeiro usar a tribuna e agradeceu o apoio dos colegas durante o tempo que ficou internado com um problema de saúde. Voltando para os assuntos referentes ao distrito de Santa Luzia, o vereador agradeceu ao secretário de Obras que colocou grades em duas bocas de bueiro, que estavam abertas, e falou das lâmpadas da praça que estão com problemas, mas a solução já está sendo providenciada.

 

Juarez

Juarez agradeceu ao prefeito Dr. Giovanni pela iluminação da praça no bairro Santa Cruz, durante o encerramento jubileu, onde mias de 15 mil pessoas passaram pelo local durante a semana passada.  Outro assunto destacado pelo vereador foi uma reunião no povoado de Suísso, que aconteceu no último sábado sobre o Reurb (Regularização Fundiária Urbana), “a forma gratuita de conseguir os documentos dos lotes”.

 

Neuza

A vereadora levou à Casa uma petição assinada por moradores que pedem a revitalização da praça do Residencial La Vie, além de mais segurança. Neuza disse que o local se tornou ponto de vandalismo e acúmulo de lixo, e disse já ter solicitado providências ao executivo.

 

Oncologia

A vereadora Neuza tratou de um assunto importante que são as consultas em Ipatinga para quem recebe o diagnóstico de câncer. “Quem tem câncer tem pressa, a nossa referência em oncologia é Ipatinga, mas estamos com dificuldade para agendar a primeira consulta, que tem demorado de 45 a 60 dias, temos paciente que vieram a óbito antes desse tempo de espera. Estamos na luta para uma parceria com hospital em Muriaé, o retorno da repactuação com aquele município, para reduzir o tempo angustiante da primeira consulta”. Segundo a vereadora, a secretária de Saúde Paula, disse que já enviou um ofício assinado pelo prefeito Dr. Giovanni, para superintendência regional da secretaria de Estado da Saúde, solicitado o retorno da repactuação para Muriaé.

 

Pedrinho da Cachaça

O vereador Pedrinho destacou alguns de seus pedidos de indicação, como plantação de grama no campo de futebol no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, realizar a perfuração de um poço artesiano no povoado do Suísso e a construção de uma quadra poliesportiva no povoado. O vereador também está pedindo a implantação de rotatória no início da avenida Catarina Cimini e a instalação de dois containers para coleta de lixo no córrego São Vicente, próximo à propriedade de Albino e Vanderlei, em Santo Antônio do Manhuaçu.

 

Dete

Dete pediu uma nota de repúdio à empresa EcoRioMinas. “A gente pede explicações e nunca respondem, estão levando nosso dinheiro e não fazem nada para melhorar o trânsito e evitar acidentes, muitas vidas estão sendo ceifadas na BR-116, onde a empresa é responsável”.

 

Elzo

O vereador Elzo disse que animais soltos nas ruas e até nas rodovias tem sido um problema em Caratinga. “Por mais que haja um trabalho para recolher esses animais, sempre aparecem mais e mais nas vias. Pensando nesse problema e buscando uma forma de amenizar e até solucionar essa questão, crie o Projeto de Lei 57/2025, que dispõe sobre a criação do censo animal. A partir das informações sistematizadas, a Administração Municipal poderá desenvolver políticas públicas muito mais assertivas, como campanhas de vacinação e castração em áreas de maior necessidade, identificação dos proprietários (quando houver), programas de controle ético de populações de cães, gatos e cavalos e ações educativas para cada comunidade. Esse direcionamento evita o desperdício de recursos e potencializa o impacto positivo das ações na saúde única, que abrange a saúde animal, humana e ambiental”.

Jéssica

Sempre atenta às causas animais, a vereadores Jéssica fez alguns pedidos de indicação, como conveniar clínica de veterinária para atender demandas específicas de animais de rua, não realizadas pelo Canil Municipal; adquirir um veículo Samu Pet para realizar resgates e atendimentos emergenciais de animais de rua no município; adquirir um veículo castramóvel, modernizado, modelo micro-ônibus, para atender a demanda de castração urbana e rural; realizar convênio com clínica de veterinária para atender animais de tutores de baixa renda, e criar/realizar escala de plantão de resgate de animais de rua no período noturno, em finais de semana e feriados.

Ricardo Angola

Ricardo Angola está pedindo que seja realizada, com urgência, a  implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo urbano, com o objetivo de garantir a gratuidade do serviço a todos os usuários. “A medida busca promover inclusão social, facilitar o acesso da população a serviços essenciais como saúde, educação, trabalho e lazer, além de estimular a economia local e reduzir a utilização de veículos particulares, colaborando com a mobilidade urbana sustentável e a preservação ambiental”.Para Ricardo, devido ao grande fluxo de aplicativos, a arrecadação caiu demais. “Portanto, ou coloca tarifa zero, ou vai acabar o transporte público”.