MANHUAÇU – A Polícia Militar de Minas Gerais reinaugurou, nesta segunda-feira (8), as instalações da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento (Cia ET), localizada no 11º Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu. A solenidade foi realizada na Rua Sentinela do Caparaó, no bairro São Jorge, e reuniu autoridades civis e militares.
O evento contou com a presença do comandante da 12ª Região da PM, coronel Márcio Roberto de Sousa; da prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas; do comandante do 11º BPM, tenente-coronel Wesley Flávio Soares; do vereador Rodrigo Júlio dos Santos; além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Comsep) e demais autoridades.
As obras de modernização foram viabilizadas por emenda parlamentar do vereador Rodrigo Júlio dos Santos, com apoio da Prefeitura e do Comsep. A reforma contemplou salas de aula, refeitório, banheiros, auditório e área administrativa, com objetivo de contribuir para a formação de novos policiais militares.
Durante a cerimônia, foram entregues certificados de agradecimento aos parceiros, e o auditório passou a se chamar “Soldado José Carlos Pena – Soldado Chips”, em homenagem ao policial que atuou no trânsito de Manhuaçu e faleceu tragicamente em 1982.
Após o descerramento da placa e o desenlace da fita, os convidados visitaram as novas instalações. Em 2025, a unidade assumiu o desafio de conduzir a maior turma de soldados da sua história, reforçando o compromisso da Polícia Militar com a segurança da população.