PF deflagra operação contra tráfico de migrantes no Vale do Rio Doce/MG

Ipatinga/MG – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27/11), a Operação Asylum, destinada a desarticular um grupo criminoso especializado na produção de documentos falsos utilizados no envio ilegal de migrantes para o exterior.

A ação é um desdobramento da Operação Trinta Réis (2022), que investigou crimes de promoção de migração ilegal no Vale do Rio Doce. A análise do smartphone do principal suspeito investigado revelou boletins de ocorrência supostamente falsos, produzidos para facilitar a entrada irregular de migrantes nos Estados Unidos pela fronteira com o México.

As investigações indicaram que um contrabandista de pessoas do Vale do Aço, com a participação de um agente público corrompido, obtinha boletins de ocorrência por ameaça, ideologicamente falsos, para evitar a deportação dos migrantes no país de destino.

Foram identificados pelo menos 65 migrantes enviados ao exterior com o uso desses documentos fraudulentos. Diante das evidências, a Justiça Federal em Governador Valadares expediu três mandados de busca e apreensão — nas cidades de Ipatinga e Tarumirim (MG) e Novo Repartimento (PA) — visando obter novas provas e apreender instrumentos utilizados nos crimes. Também foi determinado o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 263.464,25.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inserção de dados falsos em sistema de informação, falsidade ideológica e corrupção passiva, entre outros que possam ser identificados no decorrer da investigação.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
@pfminasgerais | (31) 3168-6342 | cs.srmg@pf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *