CARATINGA / PIEDADE DE CARATINGA – A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 2ª Delegacia Regional de Caratinga, deflagrou a Operação Arcano com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação em curso que apura crimes de extorsão e violação da intimidade.
As ordens judiciais foram cumpridas contra uma ex-servidora do Município de Piedade de Caratinga, o vereador Warlisson Nogueira e outras duas pessoas que figuram como testemunhas no procedimento investigativo. Conforme apurado até o momento, os suspeitos teriam gravado um vídeo íntimo da vítima e, a partir desse material, passado a extorqui-la, exigindo vantagens de natureza política e funcional sob ameaça de divulgação do conteúdo.
Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu diversos dispositivos eletrônicos em posse dos investigados. Os materiais serão encaminhados para perícia técnica, com o objetivo de auxiliar no completo esclarecimento dos fatos.
Ainda no cumprimento dos mandados, na residência do vereador foram localizados documentos de identidade falsos, além de documentos de veículos e um cheque em nome do município. Esses materiais motivaram a instauração de um inquérito policial específico para apuração do crime de falsidade documental.
A investigação apura, em tese, a prática dos crimes de extorsão, exposição da intimidade sexual e divulgação de conteúdo sexual, sem prejuízo de eventual enquadramento em outros tipos penais que venham a ser identificados no decorrer das diligências.
Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência ao termo “arcano”, que significa algo oculto ou secreto, em alusão à forma como os investigados teriam se valido de um conteúdo íntimo mantido em sigilo para exercer coação e obter vantagem indevida.
Ao todo, doze policiais civis participaram da ação. A Polícia Civil de Minas Gerais reforçou seu compromisso com a proteção da dignidade da pessoa humana, o combate a crimes que atentem contra a liberdade e a intimidade das vítimas e a preservação da lisura do processo democrático, destacando que as investigações prosseguem até o total esclarecimento dos fatos.








