SANTA RITA DE MINAS — Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde deste domingo (13), um ferro-velho localizado às margens da rodovia em Santa Rita de Minas. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e mobilizou equipes para o combate às chamas, que se alastraram rapidamente entre veículos e estruturas no interior do estabelecimento.
De acordo com o sargento Jonieldis, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o fogo já se espalhava por vários pontos do ferro-velho quando a guarnição chegou ao local. “Havia incêndio em diversos veículos e, além disso, o local armazenava cilindros de GNV e outros tipos de cilindros, o que aumentava consideravelmente o risco de explosões”, relatou.
No início da ocorrência, uma equipe da Eco Rio Minas atuava no primeiro combate às chamas. Assim que os bombeiros assumiram a coordenação, a empresa deu suporte no reabastecimento dos caminhões. No total, seis caminhões-pipa auxiliaram na operação. As equipes utilizaram pacotes d’água e outras técnicas para conter o incêndio, com o apoio de civis e trabalhadores da Eco Rio Minas.
Graças à ação rápida e integrada, foi possível evitar que as chamas consumissem todos os veículos. Entre os bens preservados estava uma retroescavadeira de alto valor, além de outros automóveis. “A pronta resposta evitou uma tragédia maior e, principalmente, a liberação de grandes quantidades de gases tóxicos para a atmosfera”, destacou o sargento Jonieldis.
Questionado sobre a possível causa do incêndio, o militar informou que o motivo ainda será apurado por perícia, mas a suspeita inicial é de que as chamas tenham começado por conta de uma queimada às margens da rodovia.
Ao final da ocorrência, o Corpo de Bombeiros reforçou o alerta à população sobre os riscos das queimadas e orientou que proprietários de terrenos e imóveis mantenham áreas limpas e aceiros em torno de suas residências. “Por mais que tivéssemos 30 guarnições, não daríamos conta de atender a tantos incêndios provocados por queimadas. A prevenção ainda é a melhor solução”, concluiu o sargento.