Foragido da Justiça de Inhapim é preso nos Estados Unidos

DA REDAÇÃO – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Inhapim, representada pelo promotor de Justiça Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro, informou a prisão, nos Estados Unidos, de um homem denunciado pela prática do crime de extorsão majorada.
A prisão foi realizada no dia 30 de outubro de 2025 por agentes da U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), órgão de imigração norte-americano, em razão de situação migratória irregular. O detido foi identificado como foragido da Justiça brasileira em cumprimento a mandado expedido pela 1ª Vara da Comarca de Inhapim.
Segundo a Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, embora os Estados Unidos não executem automaticamente os alertas vermelhos da Interpol, a existência do mandado de prisão brasileiro possibilitou a detenção. O homem deverá responder a processo administrativo de deportação e, caso a medida seja confirmada, o mandado será cumprido em território nacional no momento de seu desembarque no Brasil.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o acusado teria constrangido uma vítima, mediante grave ameaça e violência, com o objetivo de obter vantagem econômica indevida, em 25 de outubro de 2022, no município de Iapu. Durante a ação criminosa, a vítima foi agredida com um pedaço de madeira, sofrendo lesões corporais.
O promotor Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro destacou que a prisão internacional reafirma o compromisso do Ministério Público de Minas Gerais com a responsabilização de autores de crimes graves, a cooperação entre países no combate à criminalidade e a efetiva aplicação da lei penal, mesmo quando investigados tentam evadir-se do território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *