Uma colisão entre carretas na madrugada deste sábado (18/10) revelou uma grande carga de maconha sendo transportada pela BR-251, no KM 333, no município de Fruta de Leite, Norte de Minas.
No acidente, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam uma quantidade ainda não contabilizada de barras de maconha.
O acidente ocorreu por volta de 1h30 em um trecho sinuoso conhecido na região como “Curva do Piso”, está localizado em uma área rural, mas em uma das rodovias mais importantes do país, que serve como um corredor vital ligando o Sudeste ao Nordeste, a 20 km de Salinas.
A BR-251 é historicamente utilizada por organizações criminosas para o escoamento de drogas, armas e contrabando entre o Sudeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil passando por MG.
Não foram apreendidas armas de fogo na ocorrência.
A análise do material apreendido indica uma operação de tráfico em larga escala. A droga, prensada em barras, é característica do transporte por atacado, destinado a abastecer grandes centros distribuidores.
O método de ocultação, em meio a uma carga de sticks de frango em um baú refrigerado, é uma tática conhecida para dissimular o odor da maconha e enganar a fiscalização.
Para onde seguiria essa droga?
O acidente envolveu uma carreta, que transportava carga de caju e uva, que seguia de Juazeiro (BA) com destino a Belo Horizonte e outro veículo de carga de Cascavel (PR) com destino a Recife (PE) carregada com steaks de frango e tabletes de maconha.
O condutor da primeira carreta sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento da equipe do SAMU. O motorista da segunda carreta ficou preso às ferragens, sendo necessária a atuação da guarnição de bombeiros, que realizou a sinalização da via e a remoção da vítima com o uso de ferramentas hidráulicas.
A descoberta da carga ocorreu por acaso, após uma colisão frontal. Segundo a PRF, uma carreta carregada com uvas trafegava em direção a Montes Claros quando colidiu com o caminhão-baú que seguia no sentido oposto, cuja carga lícita declarada era de produtos alimentícios.