33 ANOS DE PRISÃO

Claudinei Lopes Ferreira foi condenado a 33 anos e 5 meses de prisão

Condenado homem acusado de matar empresário enquanto ele dormia em Ipanema

 

IPANEMA – Após 18 horas de julgamento, Claudinei Lopes Ferreira foi condenado a 33 anos e 5 meses de prisão pelo assassinato do empresário Odil Valentim Júnior, de 46 anos, ocorrido na madrugada do dia 16 de dezembro de 2022, em Ipanema. A sentença foi proferida na madrugada desta quarta-feira (30), no Tribunal do Júri da comarca, sob presidência da juíza Luciana Mara de Faria.

A atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Menezes Cerqueira, foi decisiva para a condenação. Claudinei cumprirá pena em regime fechado.

 

Crime planejado

De acordo com a Polícia Civil e o MPMG, o crime foi cometido enquanto a vítima dormia ao lado da esposa, na casa onde também estavam os dois filhos do casal, de 10 e 17 anos. Odil foi morto com golpes de instrumento corto-contundente. As investigações concluíram que o homicídio foi planejado pela esposa da vítima, que mantinha um relacionamento extraconjugal com Claudinei, autor material do crime.

A polícia apurou ainda que cerca de três meses antes do assassinato, Odil havia descoberto a traição, o que levou a um agravamento nas tensões do casal. Em abril de 2023, Claudinei e a esposa da vítima foram presos preventivamente.

 

Contradições no depoimento

Inicialmente, a esposa alegou ter sido atacada por um homem desconhecido, que a teria desacordado durante a ação. Disse ter recobrado a consciência no quarto dos filhos, com a porta trancada por fora. No entanto, a versão foi considerada contraditória durante as diligências da Polícia Civil, que passou a tratá-la como suspeita de envolvimento no crime.

 

Anulação de júri

Em abril de 2024, a esposa foi absolvida pelo júri popular. Contudo, o Ministério Público recorreu da decisão, apontando possível interferência externa no julgamento, especialmente por pressão de familiares da vítima sobre os jurados. O recurso foi aceito e a absolvição anulada. Um novo julgamento ainda será marcado.

 

Com informações do Aconteceu Ipanema

Empresário Odil Valentim Junior morto dentro de casa a facadas em dezembro de 2022 (Foto: Arquivo pessoal/Redes sociais)