Polícia Militar de Meio Ambiente autua desmatamento de mais de 20 hectares da Mata Atlântica em Ipanema
IPANEMA – A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou, neste sábado (8), uma operação na zona rural de Ipanema que resultou na identificação de desmatamento ilegal de 20,33 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica, incluindo áreas de preservação permanente (APP), na localidade do Córrego Santa Constância, região da Serrinha.
A ação foi deflagrada após diversas denúncias recebidas por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Disque Denúncia Unificado (181) e da rede 190, que relataram a supressão de vegetação para abertura de áreas e formação de pastagens, com uso de maquinário pesado.
Durante a fiscalização, três pessoas foram identificadas como responsáveis pelas intervenções irregulares. Foram lavrados três autos de infração, somando mais de R$ 300 mil em multas ambientais, e as atividades ilegais foram imediatamente suspensas.
Os militares apreenderam 1.694 m³ de lenha nativa, um trator de esteira e equipamentos como soprador, bomba elétrica, óleo lubrificante e diversas ferramentas utilizadas na operação de desmate.
De acordo com a PM, a área apresentava vegetação em estágio avançado de regeneração, com árvores de grande porte, cipós e densa camada de serrapilheira — características típicas da floresta atlântica. A preservação dessas áreas é considerada fundamental para a proteção de nascentes, manutenção da biodiversidade e equilíbrio ecológico da região.
Os responsáveis poderão responder por infrações administrativas e crimes ambientais previstos nos artigos 38 e 38-A da Lei Federal nº 9.605/98, que tratam da destruição de vegetação nativa e de áreas protegidas do bioma Mata Atlântica.









