CARATINGA – Devido à séria crise hídrica enfrentada na cidade, a Copasa está perfurando um poço profundo, nas imediações do Córrego do Lage. A medida é realizada em caráter emergencial, de maneira a complementar a vazão prejudicada pelo longo período de estiagem e forte calor.
Ainda de acordo com a companhia de abastecimento, a previsão é de que o poço entre em operação na próxima semana.
De acordo com informações da Copasa, a captação subterrânea é efetuada por meio de poços artesianos – perfurações com 50 a 100 metros, que são feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.
A água desses lençóis também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações. Está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez e cor, por isso a água captada por meio de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa do mesmo tratamento, bastando apenas desinfecção com cloro. Isso ocorre porque não apresenta turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.
Apenas neste ano, a concessionária de saneamento já perfurou 189 novos poços artesianos em todo o estado, como medida extrema para assegurar o abastecimento em várias cidades. Especialistas, no entanto, alertam que o recurso não é ilimitado e que a superexploração pode prejudicar os aquíferos, principalmente considerando as captações irregulares e sem critério, feitas por particulares.