PAINEL

Reunião

Na reunião da Câmara dessa segunda-feira (25), os vereadores abordaram principalmente a instalação do campus do Instituto Federal em Caratinga, além de outras demandas da cidade, como segurança viária, infraestrutura em distritos e projetos de lei voltados à democratização de eventos públicos.

Pedrinho da Cachaça

 

O vereador Pedrinho da Cachaça reforçou o pedido para construção de três passarelas elevadas em pontos estratégicos: Rua do Piedade, Francisco Vítor de Assis e em frente ao “Menino Maluquinho, no Santa Zita. Ele explicou que a medida visa reduzir acidentes e proteger crianças e pedestres, principalmente em trechos de grande fluxo e próximos a escolas. Segundo o vereador, o pedido foi encaminhado à concessionária Ecovias Rio Minas, responsável pelo trecho, e também ao prefeito. Pedrinho comentou ainda que acompanhou demandas sobre quebra-molas em São João do Jacutinga, buscando soluções para o trânsito e a segurança.

 

José Cordeiro

 

Cordeiro destacou a inauguração do local onde será o polo do Instituto Federal, ocorrida no Parque de Exposições João da Costa Mafra, com a presença do deputado federal Leonardo Monteiro, vereadores e autoridades locais. Ele enfatizou a importância do campus para Caratinga, principalmente para estudantes de baixa renda, que terão acesso facilitado a cursos técnicos e a preparação para vestibulares e concursos. O vereador lembrou que o projeto sofreu atrasos devido a questões políticas nacionais, mas agora Caratinga entra oficialmente no cenário do Instituto Federal, com oportunidades de qualificação e desenvolvimento para jovens da região.

 

Nêgo

Nego celebrou a chegada da Universidade Federal, reforçando que será uma oportunidade de estudo gratuito para jovens da cidade.  Além disso, o vereador abordou obras em Dom Lara, incluindo a rede de esgoto e melhorias na Portelinha, destacando que essas ações vão trazer infraestrutura e melhor qualidade de vida aos moradores do distrito.

Jéssica

 

A vereadora reforçou a importância de acompanhar o processo de licitação e execução do campus do Instituto Federal, garantindo transparência e cumprimento de prazos. Ela destacou o trabalho do Lucas e Pedro do gabinete da prefeitura que têm dado suporte técnico e político, fortalecendo a articulação do Legislativo com órgãos federais e permitindo que o município participe ativamente do planejamento e da execução do projeto.

Elzo

 

Elzo apresentou o Projeto de Lei 42, que proíbe áreas VIP em eventos custeados com recursos públicos, mantendo apenas espaços reservados para PCD (Pessoa com Deficiência) e autoridades. O objetivo é democratizar o acesso do público aos eventos culturais e shows, permitindo que todos os cidadãos se aproximem mais dos palcos e tenham igualdade de oportunidades de participação.

Cleidinho

 

O presidente da Câmara detalhou sobre a votação em primeira discussão do projeto de lei complementar que “cria vagas em cargos efetivos, e aumenta o percentual de efetivos em cargos comissionados. No lugar de cinco pessoas de cargos comissionados, serão efetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *