PAINEL

Catita

 

O vereador Catita usou a tribuna para informar que está adiantada a compra do lote para o aumento do cemitério de Santa Luzia, dependendo apenas da avaliação de um advogado e depois a votação na Câmara. Catita disse que o patrolamento nas estradas do distrito está sendo feito, e ressaltou que a demanda para o uso de caminhão-pipa aumenta pelo fato do tempo estar seco e ter muita poeira.

Dete

 

Dete agradeceu o trabalho que está sendo feito pela secretária de Saúde, Paula Botelho. “Quero agradecer pela reforma que foi feita no PSF de Santa Efigênia, mas estamos com projeto de fazer um novo. A partir desse mês, a pedido da vereadora Zelinha, teremos ginecologistas nos PSF’s da zona rural para um fazer trabalho preventivo em relação ao câncer de colo de útero”.

Neuza

 

Neuza compartilhou uma preocupação enquanto assistente social do setor de oncologia, que é o crescimento do câncer de colo de útero e outros em Caratinga. “O câncer do colo de útero trata-se de uma doença evitável, que pode ser detectada precocemente com exame preventivo. No entanto muitas mulheres ainda têm dificuldade de acesso ao ginecologista nas unidades básicas de saúde. Por isso protocolei um pedido de indicação, para inserir o ginecologista nas equipes de saúde da família. É uma medida simples que pode salvar vidas. Estamos com dificuldade de agendamento de primeira consulta e cirurgias no hospital Márcio Cunha. Acredito que isso está acontecendo por causa do aumento da incidência do câncer. Conversando com uma das responsáveis pela administração do Márcio Cunha, ela relatou que a atenção primária está demorando identificar paciente, não sendo culpa deles, por isso é preciso fazer fortalecimento atenção da primária e secundária, ou o câncer será rastreado de forma tardia, e não terão sucesso com o tratamento, pois já chegam dependendo com cuidados paliativos, a maioria na fase terminal”. Portanto fica um pedido ao prefeito, à secretária Paula para agendar mais rápido as primeiras consultas, porque está demorando. E fica um alerta também para as mulheres procurarem um ginecologista para fazer os exames necessários”.

Ricardo

 

O vereador Ricardo Angola cobrou a finalização do patrolamento em Sapucaia. “Eles me mandaram uma planilha que iria começar hoje (segunda,5), mas não começou. Algumas estradas estão ruins, precisa executar o que está faltando. O secretário de Obras disse que essa semana fará o restante. Também gostaria de falar sobre os materiais que estão no São Pedro, meu compromisso era arrumar o material, mas a base de execução é o prefeito, inclusive já levei dois secretários de Obras lá, não levei o terceiro porque ficou com medo de ir comigo, por conta de picuinha de vereador comigo aqui na Câmara”.

Nêgo

 

Nêgo fez um agradecimento a ex-secretária de Educação, Maria José pelo tempo que dedicou seu trabalho ao município e desejou boa sorte para Marlete, que assumiu a pasta. “As nossas escolas estão precisando ter andamento, as que estão sendo construídas, tinham alguns impedimentos, mas parece que as coisas vão começar a andar novamente”.

Outro assunto comentado pelo vereador, é a reforma da praça do bairro Esperança, que ele disse estar escura e suja.

Zelinha

 

A vereadora Zelinha comentou que a cidade está começando a entrar no rumo, pois em sua opinião os secretários estão fazendo um trabalho bem feito. “A secretária de Saúde está trabalhando muito bem, e resolvi engajar no trabalho da oncologia, pois o caso está gravíssimo. As famílias estão desesperadas, Ipatinga não está tendo como atender a todos, pedi à Paula para focar nesse problema. Três pacientes morreram porque não tiveram nem a primeira consulta em Ipatinga”.

Ebinho

 

Ebinho usou a tribuna para falar de seus três requerimentos que acabaram sendo rejeitados pelos vereadores.

“Sobre a festa da cidade, recebemos muitas denúncias de que possivelmente teria ocorrido irregularidades em relação aos gastos, contratações, pagamentos, com fogueiras. Tem uma situação muito grave pois chegou ao meu conhecimento comprovantes de pagamentos que não foram feitos empresa vencedora. O outro requerimento é em relação ao consórcio de Ipatinga, está fornecendo máquinas para prestar serviços em Caratinga. Fui procurado pela Amoc, teria sido apresentada uma proposta muito econômica para o município, direcionada diretamente ao prefeito, segundo o denunciante o prefeito demonstrou desinteresse dizendo que já teria a parceria necessária para prestação do serviço. Queremos que o município apresente os valores gastos para saber se o município está gastando menos ou mais.

Sobre a licitação das guloseimas, o prefeito designou o secretário de Fazenda Marcio Xavier, que fez explicações sobre a legalidade do processo licitatório. Questionei a necessidade desse valor, ao passo que estamos passando por dificuldades na educação e na saúde. Em 2024 a última licitação foi de R$ 44 mil. O que eu queria saber do prefeito é uma explicação política dessa conveniência, quero que ele explique esse fato”.

Juarez

 

Juarez comentou que o trânsito na cidade está caótico, e disse que o problema precisa ser resolvido. Disse também que a coleta de lixo melhorou muito. “O caminhão passa tarde da noite e pela manhã novamente, e mesmo assim sempre tem muito lixo. Nós enquanto cidadãos precisamos ver o que está acontecendo”.

 

 

Jéssica

 

Jéssica externou sua felicidade sobre a lei dos fogos que já está em vigor. “Existe a necessidade do executivo regulamentar algumas coisas. Quem quiser denunciar busque ter fotos e vídeos como provas para fazer a lei valer, e encaminhar para o número do meio ambiente que em breve vou divulgar”.

Elzo

 

Já o vereador Elzo, líder de governou disse que para fazer denúncias é preciso ter provas, se referindo aos requerimentos do colega Ebinho. Estou percebendo na política que quem não leva, reclama. Se tem uma empresa que não foi contratada pelo município começa a reclamar da que foi. É a teoria da conspiração. Quarenta mil paçocas para oito mil alunos, darão cinco para cada. Se tem teoria, mostre as provas, pare de falar de suposições.

Odiel de Souza

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo era aguardado na noite dessa segunda-feira (4), para falar sobre os serviços que estão sendo realizados em sua pasta. No entanto, o secretário não apareceu, e ninguém ficou sabendo o motivo de sua ausência.