Pluviometria
Os sistemas nacionais de meteorologia colocaram este janeiro como um dos que mais choveu nos últimos anos. Se não bastasse a quantidade de água em nossa cidade, quem se beneficiou com clima chuvoso foi o setor agrícola, em que as lavouras de milho, café, pastagem, entre outras, irão se beneficiar com tempo bom para agricultura e pecuária.
Chuvas
Se para o campo as chuvas foram boas, na cidade provocaram vários estragos. Pelo visto, a infraestrutura de nossa cidade suportou os grandes índices de pluviosidade. A estratégia do governo municipal em manter o rio Caratinga limpo e bem dragado, vem dando certo, evitando enchentes que em outras cidades têm sido corriqueiras.
Buracos
As vias centrais da cidade de Caratinga, que receberam bom recapeamento há dois anos, vêm resistindo aos buracos de verões proporcionados pelas chuvas intensas no asfalto da cidade. Agora já no acesso aos bairros, onde não receberam um reforço de asfalto, tem trechos muitos ruins, provocando problemas em automóveis. Como a semana deu uma trégua nas chuvas, agora é aguardar a turma do “tapa-buraco” minimizar os efeitos.
Pontes
O secretário de Agricultura, Alcides Leite, comentou que as chuvas em Caratinga retiraram mais de uma dezena de passagens no meio rural. A região mais atingida em janeiro foi a região de Santo Antônio e Suíço. Segundo o secretário, os serviços já estão sendo revitalizados e se o tempo favorecer em fevereiro, todas as passagens estarão revigoradas.
Dr. Welington
O prefeito de Caratinga tirou o mês de janeiro para dar uma verdadeira enxugada na máquina administrativa. Os comentários nos bastidores da política são que o prefeito quer diminuir bem os custos da máquina administrativa para evitar surpresa de repasse. Será que o prefeito está prevendo anos difíceis na administração pública nacional e estadual?
IPVA
A primeira surpresa de repasse em 2023 foi a mudança do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de janeiro para março. Se o contribuinte não pagou, o município não recebeu. Assim as chuvas geraram as despesas e a verba do conserto será só a partir de março. Pelo visto, a precaução do prefeito tem sentido.
IBGE
Outra fonte que pode esvaziar os cofres das prefeituras são repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O fato do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não ter a conclusão do Censo de 2022, pode gerar queda em Caratinga em até 0,2 pontos pela tabela de repasse. Com a decisão da justiça, os índices de Caratinga não caíram, mas nossa cidade já estava na lista de queda, saindo de 3.0 para 2.8 na estatística do IBGE e no FPM.
Mudanças no governo
Nos bastidores já dão conta que o prefeito Dr. Welington pode fazer uma dança nas secretarias municipais. Os comentários são para os cargos de chefia de Gabinete, Secretaria de Obras Públicas e Secretaria de Meio Ambiente. O secretário de Obras, Dr. Carlos Alberto Bastos, iria para o gabinete; o secretário de Meio Ambiente, José Carlos, para Obras e nomeação de um novo secretário de Meio Ambiente. “Na política tudo pode acontecer, inclusive nada”, como diria o saudoso Dr. Eduardo, ex-prefeito de Caratinga. Vamos aguardar.
Humphrey Lima
Outro nome forte que poderá ser cogitado para se transferir para secretaria de Meio Ambiente ou até mesmo Obras públicas, seria o do empresário Humphrey Lima, que já ocupa a pasta do Desenvolvimento Econômico. Pelo que se comenta, Welington mexeria nas peças, mas não no governo.
Humphrey Lima II
Outro comentário forte é que Humphrey Lima já estaria sendo ventilado como um dos possíveis sucessores em 2024 e a Secretaria de Obras impulsionaria o caminho para uma possível candidatura. Se é conjectura ou não, já se começa a ventilar quem será o escolhido do grupo situacionista para suceder Dr. Welington. Cedo ou não, o tititi já começou os bastidores.
Pedro Lomar
Outro nome cogitado nos bastidores da política é do secretário de Fazenda Pedro Lomar. Como secretário mais próximo ao prefeito Dr. Welington, muitos acreditam que Pedro pode ser escolhido para liderar o grupo político de 2024 a 2028. Confiança de Welington, o secretário tem. Será que o Welington entregará as chaves à Pedro. Esta história eu já vi.
Pedro Leitão
Dr. Giovanni
João Bosco Pessine
PT