Ranking
O ranking dos prefeitos de Caratinga deu o que falar. Para coluna Painel, analisando de 1972 até agora, os 10 ranqueados foram: 1º – Dário Grossi; 2º – Ernani Campos Porto (2º mandato); 3º – Moacyr de Mattos; 4º – José de Assis; João do Tino; 6º – João Bosco; 7º – Fabinho; 8º – Dr. Eduardo; 9º – Ernani Campos Porto (1º mandato); 10º – Marco Antônio Junqueira. Depois da publicação deste ranking, vários deram suas opiniões e pelo visto, gerou polêmica antiga entre Udenistas e Pessedistas; uma lembrança na história recente da politica caratinguense.
Udenistas
E falando em udenistas, três deles deram uma paradinha no café do Sô Wilson para falar da política de Caratinga e é, claro, da antiga UDN, sendo eles: Zé Pereira Pessoa, Odiel de Souza e José Liberato, um registro para os anais da política caratinguense.
Baraky
Para advogado e presidente do PR em Caratinga, Carlos Roberto Baraky, seu ranking é o seguinte: 1º – Dário Grossi; 2º – Ernani (segundo mandato); 3º – Moacyr de Mattos; 4º – Ernani (primeiro mandato); e 5º – João Bosco Pessine. Nota-se que Baraky é fã de carteirinha do ex-prefeito Ernani Campos Porto e já confessou que se Ernani for candidato é bem possível que o PR marche junto do ex-prefeito.
Ladir Firmino
Ladir Firmino, presidente da Credileste, que acompanha a política há décadas na Cidade das Palmeiras, enalteceu muito os ex-prefeitos. Ele comentou que, à sua época, todos deram suas contribuições importantes, mas pessoalmente teria uma apreciação pelos ex-prefeitos Dário Grossi, João do Tino, Dr. Eduardo e Moacyr de Mattos.
Professor Eugênio
O pró-reitor do UNEC e colunista do DIÁRIO, o professor Eugênio Maria Gomes comentou também da riqueza de homens públicos na santa terrinha. No seu ranking estão Moacyr de Mattos, Dário Grossi e Zé de Assis. Para quem é mestre, uma opinião de Mestre.
Ranking dos vereadores
1º- Lúcio Antônio Tomé; 2º- Geraldo Rodrigues de Carvalho; 3º – Antônio Machado da Cunha (Sô Tota); 4º – Juarez Gomes de Sá; 5º – José Roberto Leodoro (Mestre); 6º – Flaviano da Silva Medina; 7º – Odiel de Souza; 8º -José Garcia de Andrade; 9º – José Soares Valente; 10º – Moacyr de Mattos Filho; 11º – Aluísio Motta Palhares; 12º – Antônio José Neto (Nego Coleta); 13º – Jovino Guzela de Abreu; 14º – José do Carmo Fontes; 15º – José Pereira Mafra; 16º – Salatiel Ferreira Lúcio; 17º – José Vieira (Ipaba); 18º – Darci da Silveira; 19º – Geraldo Lopes Ferreira (Geraldo Rodrigues Ubaporanga); 20º – Milton Damasceno(Santa Rita).
Lúcio Antônio Tomé
Dos 20 vereadores selecionados, o primeiro foi o saudoso e folclórico Lúcio Antônio Tomé. Ele, que esteve por vários mandatos na política caratinguense, faz os antigos relembrar as façanhas políticas do vereador. Pra quem se recorda da força política de Lúcio Tomé, sabe por que ele está no topo dos vereadores históricos.
Geraldo Rodrigues de Carvalho
Hoje empresário do setor imobiliário, Geraldo Ratão foi o mais o vereador mais votado nas eleições de 1988 e então Caratinga descobriu um de seus homens mais talentosos e dinâmicos. No início de sua carreira política ele já se destacava com empreendedorismo no crescimento dos eventos na santa terrinha, principalmente na infraestrutura do Parque de Exposição e sua contribuição ao executivo municipal. Quem se lembra da gestão de Dr. Eduardo é claro que se lembra da atuação de Geraldo à frente do legislativo municipal.
Sô Tota
Outro vereador que marcou a política caratinguense nos anos 60 e 70 foi Sô Tota. Vereador, do então distrito de Vargem Alegre, Sô Tota tinha a incrível habilidade de aglutinar as pessoas. Admirado entre os companheiros e até pela oposição, Sô Tota foi um dos homens mais influentes da santa terrinha e trazia consigo uma quantidade expressiva de votos, que o colocava em posição diferenciada, demonstrando o enorme carisma que tinha junto ao povo.
Juarez Gomes de Sá
Enquanto o PT era pequeno na santa terrinha, Juarez era um gigante na Câmara Municipal. Nos mandatos de Sô Dário e de Zé de Assis, era a voz forte da oposição no legislativo municipal. Fiscalizando, criticando e, principalmente, debatendo contra tudo e contra todos. Juarez se destacou como um dos parlamentares mais atuantes da história recente de Caratinga, criando uma nova era no legislativo municipal.
Ranking dos vereadores
Se foi difícil fazer o ranking dos prefeitos, imagina fazer o mesmo trabalho com os vereadores. São vinte nomes lembrados entre alguns antigos e outros atuais que marcaram suas passagens no legislativo municipal. O bom é que você leitor pode sugerir quem deve entrar nesta lista e quem não deveria estar nela. Por enquanto, pela nosso critério são estes.