Camelô
Aos poucos, alguns vendedores de comida vão retornando às calçadas de Caratinga. Segundo fontes, neste final de mandato, o prefeito Marco Antônio teria liberado alvarás para essas pessoas. Mas não custa perguntar, não seria mais sensato deixar para o próximo prefeito avaliar tal situação?
Camelô II
Este é um problema de cunho social, já que muitos não conseguem os empregos formais e acabam no mercado informal para tirar o seu sustento. Essa questão já foi tratada na Santa Terrinha, mas precisou de muito esforço e diálogo, e, claro, criou desgaste parra os prefeitos. Essa concessão deve ser criteriosa e MA deve observar o que fizeram seus antecessores.
Juarez Farma
O ex-secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Juarez Farma, que também foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e é próximo ao prefeito, bem que poderia administrar isso junto a MA. Ninguém gosta de ver um camelô na frente na sua loja. Para os lojistas, isso é concorrência desleal.
Transição
Pelo visto, a equipe de transição do prefeito eleito Dr. Welington só ficará sabendo do que está acontecendo na prefeitura só quando tomar posse. Pelo que se sabe, as coisas são repassadas de forma geral e superficial. Se o novo governo quiser aprofundar em determinados assuntos, só em janeiro de 2017.
Transição II
Apesar da discrição do grupo de transição, nos bastidores já se dá conta que a folha de pagamento da Prefeitura de Caratinga supera os 5 milhões de reais e que as coisas não serão em nada fáceis para o novo governo.
Exonerações
Não se concretizaram as especulações iniciais que MA iria fazer um enxugamento na máquina administrativa para facilitar o pagamento de final de ano. O enxugamento não ocorreu, mas tem contador garantindo, pelo menos no papel, que no final as contas irão fechar.
Décimo terceiro
A turma do comércio anda preocupada com as notícias de que o décimo terceiro dos servidores do estado e do município poderá ser pago em atraso. Em Caratinga, nos bastidores da prefeitura, a notícia é que o prefeito Marco Antonio estaria tranquilo quanto ao pagamento das três folhas de pagamento no mês de dezembro. Como o governo municipal nada anuncia de forma oficial a respeito do décimo terceiro salário, o assunto fica mesmo no campo da especulação.
Café
A Tuma do Moca anda na expectativa de alta nos preços de café. No mercado físico os valores aumentaram, mas o nível de negócio anda bem fraco. No mercado futuro alguns produtores arriscam para a entrega em setembro de 2017 com preços dos cafés finos chegando a 600 reais.
Café II
A expectativa que por parcela dos produtores é que o café possa atingir valores de 700 reais no inicio de 2017, porém há controvérsia no setor em que o preço já está bem fortalecido tanto para vendas em 2017 e 2018. A explicação é que o clima vem favorecendo a lavoura e consequentemente a safra futura, não havendo campo para maiores pressões do preço do café. Assim quem tem o produto café na mão, pode ter em tese “uma batata quente para descascar”.
Destaques do Ano
O DIÁRIO já começa a coletar com seus parceiros e especialistas nomes para os destaques do ano de 2016. Pelas primeiras informações, muitas surpresas e trabalhos magníficos, tanto no setor social, como no artístico/cultural e também no setor político administrativo. São nomes que realmente se destacaram e fizeram a diferença em 2016. Não deixem de acompanhar nossas edições e saibam quem são os nomes relevantes de nossa sociedade.