*Alessandro Carvalho de Sousa
A osteopenia se caracteriza por um desarranjo na microarquitetura do osso, levando a uma diminuição e fragilidade da densidade mineral óssea. Ela vai surgir quando menos de 30% da massa óssea foi perdida.
A osteoporose é um grau mais avançado de perda de massa óssea em relação à osteopenia. Geralmente surge quando 30-40% da massa óssea já foi perdida. É uma doença mais grave, silenciosa e com potenciais riscos de fraturas.
TIPOS
A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose. Não é dividida em graus ou subtipos, por isso, A classificação da osteopenia é uma só. Entretanto, a densidade mineral óssea pode ser dividida em três diferentes graus:
- Osso normal
- Osteopenia
- Osteoporose.
CAUSAS
As causas de uma baixa densidade mineral óssea são:
- Baixa ingesta de bebidas lácteas e derivados
- Doenças que levam a uma má absorção das proteínas como diarreias crônicas, alimentação deficiente em proteínas ricas em cálcio e vitamina D na infância/adolescência.
FATORES DE RISCO
- Fatores genéticos: a hereditariedade influencia em cera de 70 % da massa óssea
- Idade da menopausa (menopausa antes dos 40 anos de idade)
- Tabagismo
- História de fraturas (fraturas de baixo impacto)
- Peso corporal (muito baixo ou obeso)
- Uso prolongado de medicamentos a base de corticosteróides
- Atividade física irregular/sedentarismo
- Idade avançada (após menopausa).
SINTOMAS
A osteopenia não apresenta sintomas, é uma doença silenciosa. Pode se apresentar com fratura, dependendo da propensão para baixa massa óssea de cada paciente.
O tratamento se faz através da correção de alguma deficiência dos sais minerais que compõe a matriz óssea, se houver; e, através da mudança dos hábitos de vida do paciente, como dieta e exercícios.
Abandonar os principais fatores de risco como tabagismo e sedentarismo já é um bom começo. Os exercícios mais recomendados são aqueles com um pouco de impacto, como corridas, musculação, caminhadas mais rápidas, dança.
Exercícios na água como natação e hidroginástica não são recomendados, pois não ajudam na mobilização de cálcio e vitamina D para dentro dos ossos.
ALESSANDRO CARVALHO DE SOUSA é Terapeuta Homeopata, CNT 31055/MG, Membro da Loja Maçônica Templários do Oeste, de Divinópolis, MG, Membro Correspondente da Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas