Na terça-feira passada (24), foi divulgada a lista com todos os filmes indicados ao Oscar 2017. Muitos deles ainda não estrearam aqui no Brasil, mas vêm cercados de muita expectativa, depois de suas estreias em festivais e vitórias em outras premiações como o Globo de Ouro, prêmio da Associação de Críticos Estrangeiros em Hollywood. Desta vez, o Brasil fica novamente de fora. O filme escolhido para disputar uma vaga como Filme Estrangeiro foi “Pequeno Segredo”, que não conseguiu vaga na pré-seleção de 10 representantes antes da divulgação dos indicados. Outras esperanças eram o curta de animação “Trabalho Interno”, de Léo Matsuda, brasileiro que trabalha na Disney, e uma indicação de melhor atriz para Sônia Braga pelo filme “Aquarius”. Ambas as tentativas infelizmente não ocorreram. Segue abaixo os principais filmes favoritos ao Oscar 2017! A cerimônia acontece em 26 de fevereiro deste ano.
LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES (De Damien Chazelle – Com Ryan Gosling, Emma Stone, J. K. Simmons) – 14 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Ryan Gosling, Melhor Atriz para Emma Stone e Melhor Roteiro Original
Depois de chegar em Los Angeles, o pianista de jazz Sebastian conhece a atriz iniciante Mia. Os dois se apaixonam, porém é preciso conciliar o relacionamento amoroso com as oportunidades que surgem para suas respectivas carreiras. O filme discute o equilíbrio entre o amor, a fama e o sucesso. O diretor Damien Chazelle, que rodou “Whiplash: Em Busca da Perfeição” sobre um aluno baterista, faz uma história mais musical ainda, que já acumula cerca de 140 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Musical ou Comédia, e continua batendo recordes. Já está atualmente nos cinemas brasileiros e tem tudo para ganhar os principais prêmios do Oscar.
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR (De Barry Jenkins – Com Mahershala Ali, Naomie Harris) – 8 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali, Melhor Atriz Coadjuvante para Naomie Harris e Melhor Roteiro Adaptado
Black é um jovem que tenta escapar da criminalidade e do mundo das drogas em Miami, enquanto busca uma jornada de autoconhecimento. O filme mostra a infância, a adolescência e a vida adulta do protagonista, com temas complexos, como bullying, descobertas sexuais e questões raciais. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Drama e mais de 150 prêmios até o momento. É o grande adversário de “La La Land” para a disputa da estatueta principal.
A CHEGADA (De Denis Villeneuve – Com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker) – 8 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia
Quando extraterrestres chegam à Terra, em diversos locais no mundo, a Dra. Louise Banks é recrutada pelos militares americanos para tentar traduzir os sinais dos alienígenas que pousaram nos Estados Unidos. No entanto, a resposta para todos os mistérios da vinda dos seres podem ameaçar a vida de Louise e de toda a humanidade. Trazendo questões existenciais que lembram ficções científicas recentes, como “Interestelar”, o filme conta aquelas história cujos detalhes são imprescindíveis para se compreender inteiramente o que a trama quer mostrar. Grande chance de ganhar a maioria dos prêmios técnicos.
ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (De Mel Gibson – Com Andrew Garfield, Sam Worthington, Hugo Weaving) – 6 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Andrew Garfield e Melhor Edição
Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas. Durante a Batalha de Okinawa, ele salva a vida de 75 pessoas, sendo condecorado. Baseado em fatos reais, discute a questão de como ser pacifista em meio a uma guerra. Mel Gibson faz uma filme edificante, recheado de emoção e por isso mesmo com cheiro de Oscar.
MANCHESTER À BEIRA-MAR (De Kenneth Lonergan – Com Casey Affleck, Michelle Williams, Lucas Hedges) – 6 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Casey Affleck, Melhor Ator Coadjuvante para Lucas Hedges e Melhor Atriz Coadjuvante para Michelle Williams
Lee Chandler precisa retornar para sua cidade natal a fim de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai dele falecer precocemente. Lee precisará então confrontar sua família em relação aos motivos pelo qual ele os deixou para trás anos antes. O irmão de Ben Affleck protagoniza este drama bastante elogiado pela crítica, o que lhe garantiu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama.
LION: UMA JORNADA PARA CASA (De Garth Davis – Com Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara) – 6 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Dev Patel e Melhor Atriz Coadjuvante para Nicole Kidman)
Quando tinha cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá e enfrentou muitos desafios até ser adotado por uma família australiana. Depois de adulto, ele resolve procurar sua família biológica.
OUTROS DESTAQUES
A QUALQUER CUSTO (4 INDICAÇÕES) – Jeff Bridges estrela esse faroeste policial, em que dois irmãos perdem a fazenda e decidem assaltar um banco.
CERCAS (4 INDICAÇÕES) – Dirigido e estrelado por Denzel Washington e com brilhante atuação de Viola Davis, o filme é baseado em uma peça de teatro, sobre a vida de Troy, um lixeiro, sua esposa Rose e o filho Cory.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]