Marina vota em Rio Branco acompanhada por familiares
Ela entrou às 10h37 na sala e levou pouco mais de um minuto para votar.’Não quis ganhar a eleição apenas na base da calúnia’, disse candidata.
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, votou na manhã deste domingo (5) às 8h39 (10h39 no horário de Brasília) em Rio Branco, no Acre, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Marina foi à zona eleitoral acompanhada pelo pai e o marido, e levou pouco mais de um minuto para votar.
Marina entrou na sala de votação às 8h37, cumprimentou mesários e posou para fotos após votar, sinalizando “V” de “vitória” com os dedos. Na chegada ao colégio eleitoral, ela foi recebida por militantes aos gritos de “Marina”. Marina chegou ao Acre para votar na noite deste sábado (5) e participou de carreata pelas ruas da capital acriana.
Nas pesquisas Datafolha* e Ibope**divulgadas neste sábado (4), Marina aparece tecnicamente empatada com Aécio Neves, presidenciável do PSDB. A candidata, no entanto, teve queda em seu desempenho na comparação com os últimos levantamentos e agora aprece atrás do tucano.
Em votos válidos, no Datafolha, Dilma tem 44% das intenções de voto, Aécio, 26%, e Marina, 24%. No Ibope, Dilma tem 46% dos votos válidos, Aécio, 27%, e Marina, 24%.
Em entrevista coletiva realizada após Marina votar, a candidata disse estar “confiante” com o segundo turno. Ela também fez provocação a seus adversários, a quem Marina vinha atribuindo a origem de acusações contra ela.
“A nossa melhor defesa [é] a melhor defesa da ética na política, do desenvolvimento sustentável, da educação de qualidade com educação de tempo integral, do passe livre, do 13º salário para os que recebem o Bolsa Família. A melhor defesa, a melhor resposta, é o voto”, disse. “Não quis ganhar a eleição apenas na base, enfim, da calúnia, do boato”, disse.
“Quero agradecer a Deus e ao povo brasileiro por essa jornada até aqui, essa fase do primeiro turno. Estou confiante que estaremos no segundo turno, se Deus quiser e o povo brasileiro”, declarou. A candidata também comentou seu desempenho ao longo da campanha, na qual ela considerou ter tido ‘coerência’.
“Estou aqui com a consciência de quem fez o bom combate. Mantivemos a coerência. Participamos com o espírito do debate. Nunca entramos na armadilha do embate”, completou.
(*) O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 2 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01021/2014.
(**) O Datafolha ouviu 18.116 eleitores em 468 municípios nos dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014.
Aécio Neves vota em Belo Horizonte ao lado da esposa e aliados
Candidato do PSDB chegou à seção eleitoral por volta de 10h20.
Após votar, ele posou para fotos; Aécio passa o dia na capital mineira.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, votou às 10h21 em Belo Horizonte. Ele chegou à seção eleitoral acompanhado do candidato ao Senado, Antonio Anastasia, e da esposa, Letícia Weber. Antes de ir para a cabine de votação, fez fotos com eleitores e cumprimentou mesários.
Aécio levou cerca de um minuto para votar. Depois posou para fotos, ao lado da esposa, e fez o tradicional gesto de “v” de vitória. Ele já havia acompanhado Anastasia e o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, em suas seções de votação.
Houve aglomeração de jornalistas e eleitores em torno de Aécio durante a passagem dele pela seção eleitoral. O candidato vota no bairro de Lourdes, em um colégio na região central de Belo Horizonte, o mesmo em que Dilma Rousseff estudou quando era mais jovem.
O candidato falou com a imprensa em um hotel logo depois de votar. Ele foi questionado se pediria apoio de Marina Silva (PSB) em um eventual segundo turno e disse que, por respeito à candidata, não vai falar sobre o tema antes da apuração. “Eu tenho enorme respeito pela candidata. Falar em segundo turno antes da apuração não seria um gesto respeitoso.”
O candidato também foi questionado sobre a possibilidade de não ir para o segundo turno. Depois da morte de Eduardo Campos, Aécio chegou a aparecer nas pesquisas em terceiro lugar com a entrada de Marina Silva na disputa à presidência. O tucano falou que nunca perdeu a confiança.
“Eu nunca perdi a confiança na nossa possibilidade de chegar no segundo turno. Não chegamos ainda. Então temos que aguardar com muita humildade. E registro isso de forma muito enfática, o que nós temos são pesquisas, são sinalizações. Mas o que vale é o que vai ser apurado a partir das cinco da tarde”, afirmou.
Aécio vai passar o dia em Belo Horizonte, onde vai acompanhar a apuração dos votos.
Nas duas últimas pesquisas do Ibope (*) e Datafolha (**), divulgadas neste sábado (4), ele aparece em empate técnico com a candidata Marina Silva (PSB) no segundo lugar na disputa. A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece na primeira posição.
(*) O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, está registrada no TSE sob o número 01021/2014. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
(**) O Datafolha ouviu 18.116 eleitores nos dias 3 e 4 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, está registrada no TSE sob o número 01037/2014. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
Dilma Rousseff vota em Porto Alegre ao lado do governador Tarso Genro
Petista chegou por volta de 8h45 à seção eleitoral onde vota.
A presidente retorna para Brasília, onde vai acompanhar a apuração.
A candidata à reeleição para Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), votou às 8h47 deste domingo (5) na Escola Estadual Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre (RS).Acompanhada pelo governador do estado e também candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), ela levou cerca de um minuto para registrar o voto na urna.
Na chegada à seção, a presidente tirou foto com eleitores e cumprimentou os mesários. Após votar, posou para os fotógrafos ao lado de Tarso Genro e fez o tradicional “v” da vitória, além do sinal de positivo.
Dilma retorna a Brasília ainda na manhã deste domingo. Ela ficará no Palácio da Alvorada, residência oficial, até o final da apuração.
Nesta manhã, antes de votar, ela deu uma entrevista coletiva em que disse que trabalha com a hipótese de dois turnos na disputa eleitoral para presidente.
Nas duas últimas pesquisas do Ibope (*) e Datafolha (**), divulgadas neste sábado (4), Dilma aparece em primeiro lugar na disputa para presidente. Os adversários da presidente, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) aparecem em empate técnico no segundo lugar.
(*) O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, está registrada no TSE sob o número 01021/2014. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
(**) O Datafolha ouviu 18.116 eleitores nos dias 3 e 4 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, está registrada no TSE sob o número 01037/2014. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
(Fonte G1)