* Eci Fernandes Soares Ricardo
Preparar o pedagogo para atuar em diversos espaços educativos, tem sido uma tarefa desafiadora e uma preocupação permanente da equipe de professores que trabalham no Curso de Pedagogia do UNEC.
Para a reestruturação do plano de estágio em gestão de processos educativos visando à formação do pedagogo escolar e de sistema, vários são os momentos de leitura, estudos, debates e troca de ide ias dos professores do curso com os profissionais que atuam na área de gestão das escolas públicas da região de abrangência do UNEC.
Além disso, não poderia deixar de destacar o trabalho em parceria, da equipe de professores do Curso de Pedagogia com os analistas de educação da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, que tem contribuído diretamente e de forma brilhante na formação do pedagogo escolar, graduado pelo UNEC.
Esse trabalho intensifica-se a cada semestre letivo, com a realização de diversas atividades de estágio nas escolas, na superintendência de ensino e no UNEC, pelos alunos do curso, que são acompanhados por pedagogos da 4ª SRE e de escolas públicas estaduais.
Nas escolas públicas estaduais, os estagiários observam e analisam os documentos que organizam o funcionamento da escola em seus aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, tais como o Projeto Pedagógico, Regimento Escolar, Calendário Escolar, horário escolar, as pastas individuais dos alunos e professores, o histórico escolar, as fichas individuais dos alunos, o quadro de pessoal e os projetos da escola.
Nessa etapa do estágio, os alunos intensificam as atividades de conhecimento da dinâmica de funcionamento da escola, através de observações e entrevistas com o diretor, especialistas da educação e funcionários responsáveis pelo apoio técnico-pedagógico e administrativo.
Essas entrevistas resultam em um conhecimento mais aprofundado do processo de matrícula escolar e a movimentação de alunos; das formas de organização de turmas, do tempo e do espaço escolar; da organização dos arquivos escolares; dos cargos e funções do Quadro de Pessoal da Escola em conformidade com a legislação vigente, dos resultados das avaliações internas e externas para acompanhamento das intervenções pedagógicas e outros de interesse do aluno estagiário.
Para realizar as atividades na Superintendência de Ensino de Caratinga, os alunos estagiários são organizados em pequenos grupos, para as visitas aos diversos setores que prestam assessoria pedagógica, administrativa e financeira às escolas. Durante essas visitas, os alunos são orientados e acompanhados por um Inspetor Escolar, na análise de documentos e nas entrevistas com os responsáveis de cada setor da 4ª SRE.
Nas salas de aula do UNEC, são realizadas oficinas, palestras, mesa redonda e seminários sobre a elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico da Escola, o SIMADE – Sistema Mineiro de Administração Escolar como ferramenta de gestão escolar, a organização e o funcionamento da Caixa Escolar, a organização e funcionamento do Colegiado Escolar enquanto instância de gestão democrática, o perfil e as atribuições do pedagogo escolar.
Essa última etapa de estágio, além de promover a aproximação efetiva dos graduandos em Pedagogia com os analistas educacionais da Superintendência de Ensino de Caratinga e com os diretores, supervisores e orientadores das escolas públicas estaduais, possibilita o exercício da gestão democrática dos profissionais responsáveis pela formação dos alunos da graduação em Pedagogia – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR e CAMPOS DE ESTÁGIOS.
Além dos resultados extremamente positivo desse trabalho, em parceria com os Campos de Estágio, no final de cada semestre letivo, a equipe responsável pelos estágios na área de gestão e os graduandos em Pedagogia, sinalizam e socializam os percalços e obstáculos vencidos em cada etapa e os inúmeros momentos de confronto ideológico entre as partes envolvidas, possibilitando o enriquecimento e as adequações dos planos de Estágio Supervisionado do referido Curso.
* Eci Fernandes Soares Ricardo é coordenadora do curso de Pedagogia e professora dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC.
Mais informações sobre a autora: http://lattes.cnpq.br/4139308232304514