Esta semana recebi no programa Abrindo o Jogo na TV Super Canal, o desportista Hercules Maximiliano e o vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores do comércio Carlos Henrique. Em pauta o 3º torneio Sindicomerciários que começa neste sábado (2) de carnaval no CTC com número recorde de 25 equipes participantes. Ambos ressaltaram a importância do torneio para o Sindicato, e, consequentemente, para os associados. Afinal, o esporte tem um poder de confraternização enorme. Além disso, funcionário feliz certamente produz mais e melhor. Esse obviamente é um dos motivos pelo crescimento do número de participantes. O apoio dos empresários também tem chamado a atenção para a competição. A loja de confecção Pablo Modas atual campeã, terá sem dúvida mais concorrentes fortes para tentar o bicampeonato.
Mineiros: Agora que o bicho vai pegar
Atlético, Cruzeiro e América chegam a um momento da temporada onde as exigências aumentaram. Copa do Brasil, Libertadores e afunilamento do estadual. Agora não dá mais pra usar os argumentos como falta de ritmo e condicionamento físico ainda longe do ideal. A fase “pré- temporada” acabou. Olhando para os elencos, vejo o Cruzeiro com mais opções de banco. Mano Menezes tem um leque de escolhas maior e melhor até que Levir Culpi e obviamente Givanildo Oliveira. Por outro lado, isso também acarreta uma obrigação maior de bons resultados.
O Atlético tem no camisa 10 Cazares seu melhor jogador nesse começo de temporada. Porém, Ricardo Oliveira e Luan também começaram muito bem. A defesa é que ainda requer alguns ajustes.
O Coelho com metas bem mais modestas, infelizmente acabou sendo eliminado da Copa do Brasil diante do Juventude de Caxias. Depois de um primeiro tempo ruim, o Coelho melhorou no segundo tempo, mas, depois de uma falta mal marcada sobre o goleiro do time gaúcho nos últimos minutos do jogo, o time de Givanildo foi eliminado da competição ao ser derrotado por 2 a 1. Além do prejuízo financeiro de quase um milhão e meio, fica o gosto amargo de uma eliminação injusta. A Série B passa a ser o principal objetivo.
A hora do garoto
A maior novidade, que não chega a ser uma surpresa na lista de convocados para a seleção brasileira é o garoto Vinícius Júnior do Real Madri. O atacante de 18 anos surpreendeu sim pela rapidez em se adaptar ao futebol europeu. Afinal, outros mais experientes não conseguiram esse espaço todo em tão pouco tempo. Porém, na seleção Vinícius tem sua primeira convocação na principal. Figurinha carimbada em todas as seleções de base, chegou a hora de mostrar que já pode jogar com os grandes também na seleção. Pela personalidade que tem demonstrado, acredito que não terá dificuldades.
Rogério Silva