Depois de um início animador, e avassalador para Esplanada e Santa Cruz com 100% de aproveitamento, neste domingo (30) a bola rola para o segundo turno da fase de grupos do Super Regional. Pelo grupo A: Primavera x Santa Cruz, em Piedade de Caratinga; Santo Antônio x Força Jovem jogam em Bom Jesus no campo dos 600.
Pelo grupo B: 1º de Maio x Esplanada se enfrentam no Estádio Manoel Ribeiro. Em Santa Bárbara se enfrentam Promessas x América de Santa Efigênia. Grupo C: Bairro das Graças x Fluminense do Sal se enfrentam no estádio do Carmo. Em Santa Efigênia, jogam Atlético Salatiel x Juca Antônio.
A expectativa é de um segundo turno mais equilibrado. Porém, na minha humilde opinião, Santa Cruz e Esplanada seguem como favoritos. Entretanto, depois da parada de um final de semana, e tempo para buscar reforços, todos seguem com chances de avançar para a fase de mata-mata. Todos os jogos com horários previstos para às 09h30 com 15 minutos de tolerância.
Mineiros na rodada
América x Corinthians: Com 31 pontos, a três apenas da zona de rebaixamento, o Coelho precisa muito somar pontos nesta rodada. Sem dúvida as chances são boas diante de um Timão ainda de ressaca pela classificação na Copa do Brasil. Porém, Adilson Batista precisa escalar uma equipe mais ousada.
Atlético x Sport: Diante do vice lanterna e jogando em casa, não tem como negar o favoritismo atleticano. Entretanto, o Galo precisa jogar melhor e ter um mais atenção defensiva que demonstrado no jogo da rodada passada diante do Flamengo. A formação com Cazares entre os titulares demonstra uma equipe mais leve que não pretende dar chance para a zebra.
Palmeiras x Cruzeiro: A classificação diante do mesmo adversário na Copa do Brasil e toda a confusão ocorrida depois do jogo, não devem ser levadas para campo por parte do Cruzeiro. Até por isso, acredito que Mano Menezes deve entrar com um time reserva para esse confronto. Por outro lado, o alviverde fará questão de se motivar com toda a confusão do último encontro. Afinal, está na briga pela título do Brasileirão e jogará diante da torcida. A Raposa que não deve entrar no jogo das provocações.
Copa do Brasil: Chegou quem mais mereceu
CORINTHIANS 2 x 1 FLAMENGO: A classificação corintiana para mais uma final é inquestionável. Reconhecendo suas limitações técnicas, jogou com inteligência no Rio de Janeiro. Segurou adversário e levou a decisão para casa. Ontem, demonstrou postura diferente; foi firme defensivamente e teve o mérito de taticamente usar melhor seus talentos individuais. Jadson na metida de bola, e Pedrinho no lance do segundo gol de puro talento. Por outro lado, o Flamengo mesmo teoricamente tendo mais técnica, faltou competência em casa pra furar a retranca adversária, e faltou organização tática pra usar os espaços oferecidos pelo Corinthians ontem. Sobre Barbieri, até acho que será um grande treinador. Porém, falta-lhe estofo para bancar algumas decisões. Entretanto, não é culpa dele estar ali, faltou planejamento ao departamento de futebol desde a saída de Rueda. Bom ressaltar também, o Rubro Negro é um bom time (melhor que a maioria da Série A), mas, longe de ser o “grande elenco” que a diretoria fez o torcedor acreditar.
CRUZEIRO 1 x 1 PALMEIRAS: A vaga cruzeirense também foi muito merecida. Depois de vencer em SP, ontem demonstrou mesmo diante de um adversário super qualificado, futebol consistente em todos os setores. Mesmo sendo pressionado em determinados momentos do jogo, teve saída de bola com Lucas Silva e Robinho. Mano Menezes sabe usar bem seu elenco, e montar times que reagem bem a cada adversário. Pelo lado palmeirense, embora Felipão tenha mudado o ambiente e encontrado uma forma de jogar eficiente, diante de adversários com um pouco de qualidade, ás vezes não consegue produzir ofensivamente, se irritam e começam a reclamar mais que jogar. Para exemplificar, só pegar número de cartões de Felipe Melo e as simulações ridículas do Deyverson. Entretanto, segue como favorito ao título do Brasileirão e da Libertadores.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com