Já é hora de pensar em Regional
Todo início de ano é a mesma coisa, equipes começam a se planejar para o ano futebolístico também no futebol amador. Infelizmente não são todos que já estão se planejando, a maioria deixa mesmo para pensar no Campeonato mais importante do nosso futebol, faltando pouco tempo para o início do certame. Na minha humilde opinião, quanto melhor o planejamento, maior a chance de trabalhar com tranquilidade. Principalmente financeiramente. O cenário econômico para 2019 não é dos mais animadores, por isso o melhor para os clubes é começarem já esse planejamento. Tenho visto já, principalmente nas redes sociais, o Esplanada se movimentando e promovendo alguns eventos. Tá aí um exemplo que outros deveriam seguir.
Mineiro: Coelho na liderança
Depois do empate na estreia contra a Caldense que deixou o torcedor preocupado, o América engatou dois bons jogos e consequentemente a liderança do campeonato depois de golear o Tupi por 5 a 0. Sem dúvida o Coelho cresceu de rendimento e o torcedor já começa a se empolgar. Porém, ainda é cedo para euforia exagerada. O torcedor está no seu papel, o time é bom manter os pés no chão.
O clássico Cruzeiro e Atlético terminou empatado em 1 a 1, e mais uma vez marcado por algumas polêmicas. Gol anulado, pênalti duvidoso, e muitas reclamações. Wanderson Alves do Sousa árbitro acabou se lesionado e foi substituído pelo 4º arbitro Ronei Cândido, que na humilde minha opinião, teve uma arbitragem melhor que o colega. Do ponto de vista técnico, o jogo deixou a desejar. Percebi as duas equipes muitos mais preocupados em demonstrar garra, disposição para suas torcidas que efetivamente jogar um bom futebol. Olhando para a tabela, não dá pra acreditar que ficaram fora das semifinais. Entretanto, a disputa é pra chegar à frente do outro para garantir vantagem numa possível decisão.
Efeito Sampaoli
Ainda é muito prematuro afirmar que o técnico Jorge Sampaoli “deu certo” no futebol brasileiro. Afinal, a temporada está apenas começando, os desafios mais complicados ainda estão por vir. Porém, o começo é animador para quem gosta de futebol bem jogado. Sampaoli ficou marcado pela má campanha da seleção argentina na Copa do mundo de 2018. Principalmente por ter perdido o controle do grupo. Mas, não podemos esquecer os bons trabalhos na seleção chilena e no Valência da Espanha. Equipes que gostam da bola, gostam de controlar o jogo, ditam o ritmo. No clássico contra o bom time do São Paulo, dominou do primeiro ao último minuto de jogo. Vamos esperar para afirmar que o marrento treinador fará sucesso no futebol tupiniquim. Mas, estou torcendo muito pra isso acontecer.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com