Seja qual for o esporte, não importa se profissional ou amador, arbitragem será sempre um assunto polêmico. Isso porque a responsabilidade de quem arbitra é muito grande. Afinal, como todo ser humano, irá acertar e errar, às vezes mais errar que acertar. Porém, a grande maioria dos envolvidos nos jogos, olha para o árbitro como o único que não tem o direito a erro. Quando chegamos à fase eliminatória em competições de futebol, pressão e responsabilidade aumentam sobre maneira. As reclamações muitas das vezes fazem sentido e não são apenas choro de perdedor. Temos visto mesmo com o VAR (árbitro de vídeo), erros que comprometem campanhas de uma temporada inteira. Entretanto, nada justifica tentativas, tampouco agressões físicas a quem quer que seja. Infelizmente coisas desse tipo continuam ocorrendo por falta de punições exemplares, inclusive na justiça comum. Algumas pessoas só aprendem quando doe no bolso. Na minha humilde opinião, passou da hora de “valentões” começarem a pagar por suas valentias.
Mineiros: Atlético e América no sufoco
O Cruzeiro é o único dos mineiros que já está esperando pelas férias numa boa. Com o título da Copa do Brasil garantido, premiação em caixa. A Raposa começa a se planejar para a temporada 2019.
O América derrotado no clássico contra o Cruzeiro, entrou na zona do rebaixamento e já vive o pesadelo da queda outra vez. Os 34 pontos, mesma pontuação do Vitória 16º colocado, faz com que as chances de sair do Z4 sejam boas. Porém, o Coelho precisa melhorar muito o desempenho para não voltar pra segunda divisão. O próximo compromisso contra o Paraná não tem desculpa, vencer é obrigação.
A situação do Atlético não é de queda pra série B. Entretanto, o risco de perder a 6ª posição e uma vaga para a Libertadores é real. Sem dúvida uma decepção enorme para torcedores. Nem mesmo a chegada de Levir Culpi melhorou o desempenho da equipe que não consegue produzir nada a mais do que vinha fazendo com Thiago Larghi. Olhando para a temporada 2019, muita coisa precisa ser modificada.
Palmeiras com a mão na taça
Matematicamente as chances palmeirenses de títulos aumentaram ainda mais depois dessa rodada. Porém, a confiança na conquista pra mim vai além dos números. A consistência do time de Felipão é o que dá ao torcedor a “quase certeza” do título. Internacional e Flamengo correm bem atrás. Com foco total no Brasileirão, acredito que já pode encomendar as faixas.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com