Lucas é seleção
Essa semana, todos nós apaixonados pelo esporte, que vivenciamos às dificuldades no dia a dia, ficamos extremamente felizes com a notícia da convocação do garoto Lucas para a seleção brasileira de vôlei, categoria sub 19, apenas um degrau da principal. Para aqueles que não sabem que é Lucas, posso dizer que além de um garoto super talentoso, dedicado e sonhador, é também um dos “frutos” do extinto Projeto América Vôlei, atual ACIC Vôlei.
Lucas Gabriel de Souza Silva nasceu no bairro Dr. Eduardo em Caratinga. É filho de Patrícia Aparecida da Silva e Fabricio Rodrigues de Souza. O garoto chegou no projeto América vôlei, buscando uma oportunidade para aprender voleibol. Com a pandemia mundial de Covid 19, às atividades foram encerradas, quando finalmente fomos liberados, o projeto foi encerrado pelo clube e o técnico Gilson Bispo demitido. No mesmo dia, o técnico que é meu amigo pessoal, me ligou falando da situação. Imediatamente entrei em contato com Ícaro Augusto presidente da ACIC, que abriu às portas do clube. Assim, o projeto se transformou em ACIC VÔLEI, Lucas e os outros 67 atletas, puderam continuar sonhando.
Vendo o talento acima da média de Lucas, Gilson Bispo levou o garoto para Santa Catarina há três anos. Esta semana o jogador foi convocado para servir a seleção brasileira sub 19. Indiscutivelmente, um enorme orgulho para seus pais e amigos, e claro para todos nós que amamos o esporte. Parabéns, Lucas!
Esporte salva vidas
Não é de hoje que repito diariamente esse mantra, “ESPORTE SALVA VIDAS”. Em 2016, quando ocupei o cargo de diretor de esportes no América Futebol Clube, tive total autonomia da diretoria para trabalhar. Assim, tive a iniciativa de criar o projeto América Vôlei pela lei de incentivo ao esporte do Governo de Minas. Na época, vivíamos o clima dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Incentivado pelo professor Vagner Maciel, levado por ele, estive na USIPA, voltei de lá determinado a implantar no clube o projeto. No ano seguinte, contei com o apoio, o conhecimento e toda experiência de Clayton Rocha, que nos apresentou o técnico Gilson Bispo que transformou o projeto que chegou a ter 298 atletas inscritos. Cleitinho esteve sempre presente, inclusive patrocinando com sua empresa Quality Frut, tivemos através do ICMS, o aporte de 70 mil reais da Viação RioDoce. Contamos ainda com o apoio do nosso maior nome na modalidade, o levantador Rodrigo Ribeiro que se tornou o embaixador do projeto. Enfim, foram vários os responsáveis pelo sucesso da iniciativa. Tenho certeza absoluta, todos assim como eu, estão vibrando com a convocação do Lucas para a seleção brasileira.
Eleições estão aí
Em ano eleitoral, é muito comum surgirem candidatos aos montes, dizendo serem apoiadores do esporte e conhecedores da pauta. Porém, a grande maioria ainda acha que apoiar esporte e pagar cerveja e churrasco para times de veteranos. Outros pensam que doar bola e uniforme é o suficiente. Projetos sociais que é o que realmente deixa legado, não vi ninguém falando ainda.
Rogério Silva
[email protected]
@rogeriosilva89fm