Bateu saudade
Quanto mais os anos passam, mais as boas lembranças se tornam momentos de pura saudade. Dessa vez, batendo um papo sobre o futebol de alguns anos atrás com meu amigo Zé Márcio, veio a memória o ótimo time e um dos últimos diga-se de passagem, montado pelo América Futebol Clube para a disputa do Campeonato da Cidade de 1992. Tempo em que a competição contava com equipes de Santa Rita, onde foi o jogo dessa foto, e Vargem Alegre que contava sempre com o timaço do Sevale. Quando vejo as feras como: Juquinha, Júlio, Glauco, Alisson, Dudu, eu e Fernando Bocão, Lindolfo, Zé Márcio (técnico), Mário da tia Rita, Lúcio, Santana, Bicudo, Adilson e Heraldo. Sr. Clóvis Ligeiro e José Geraldo também na foto. Infelizmente pouco depois o futebol adulto no clube teve suas atividades encerradas. Assim como o campeonato da cidade ficou também um bom tempo sem ser promovido até sua volta em 2002. Porém, as lembranças são eternas de um tempo maravilhoso que torço muito para que nosso futebol volte a viver.
Mineiro: Vai começar
A chamada pré-temporada, no Brasil na verdade deveria se chamar “meia pré”. Afinal, o tempo é insuficiente pra dizer que os times estão preparados. Porém, melhor meia que pré-temporada nenhuma. A verdade é que os times usarão boa parte do estadual para fazer os ajustes e encaixar seu melhor jogo. Além, disso, tempo pra recuperar lesionados e entrosar contratados. O América depois da estreia na Primeira Liga, terá pela frente o Democrata GV. Sem dúvida não será um adversário fácil. Mas não tem como não imaginar um favoritismo do atual campeão mineiro.
O Atlético tem feito bem o trabalho de reforçar o elenco. Além de assegurar a permanência das principais estrelas, o Galo ainda busca reforços de nível técnico como Elias. Porém, para hoje contra o América de TO, o alvinegro em sua estreia não será o time ideal que Roger Machado imagina. Mas, ainda assim será uma equipe forte com total favoritismo. Sem falar que o clássico de quarta-feira pela Primeira Liga diante do Cruzeiro já começa valendo.
Do lado cruzeirense, o principal trunfo na minha humilde opinião é o fato de Mano Menezes já conhecer bem o grupo e ter agora a oportunidade de iniciar o trabalho. Entretanto, por conta disso também, certamente as cobranças serão maiores. Para a estreia diante do Vila Nova no domingo pelo Estadual, a Raposa ainda não terá Thiago Neves com problema na documentação. Por outro lado, também conta com a base do ano passado e muita gente boa no banco querendo um lugar entre os onze.
A vez dos gringos
A cada ano que passa, mais jogadores estrangeiros estão desembarcando no Brasil como reforços. Antes, apenas os grandes clubes contratavam gringos. Atualmente até mesmo clubes que jogarão a segunda divisão estão recorrendo aos estrangeiros. É verdade que em algumas posições não temos conseguido formar jogadores de qualidade. Porém, alguns clubes estão contratando jogador de DVD. Aqueles que os empresários fazem uma bela edição dos melhores lances. Muitos são iguais ou até piores do que os brasileiros. Mas, parece que virou “moda” é sinônimo de boa gestão, contar com gringos no elenco.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br