Supermercados de Caratinga passam a funcionar até 13h aos domingos

Carlos Henrique Freitas Pires, presidente do Sindcomerciários Caratinga e Inhapim, ressaltou os impactos positivos da medida para os empregados

Medida começa a vigorar no dia 24 de agosto; sindicato destacam benefícios para empregados e comunidade

 

CARATINGA – A partir deste domingo (24), os supermercados de Caratinga terão novo horário de funcionamento aos domingos: das 7h30 às 13h. A medida, sancionada pelo prefeito Dr. Giovanni após aprovação da Câmara Municipal, atende a uma antiga demanda de comerciantes e trabalhadores do município. Nos dias úteis e aos sábados, o horário permanece das 6h às 22h, enquanto os feriados continuam proibidos, salvo convenção coletiva.

A alteração foi fruto de diálogo entre Executivo, Legislativo e representantes do comércio. Em reunião realizada no Centro Administrativo Municipal, no dia 1º de julho, o prefeito Dr. Giovanni destacou a importância do consenso: “Era uma lei engessada que precisava ser revista. Desde o início, tudo foi feito com bastante diálogo para chegar nesse resultado. Herdamos uma legislação que não permitia a abertura aos domingos e gerava descontentamento tanto entre patrões quanto empregados. Abrimos canais de conversa e chegamos a um consenso. A partir do dia 18 de agosto, o comércio varejista — especialmente supermercados, açougues, padarias e similares — poderá abrir das 6h às 13h aos domingos. É o resultado de cinco meses de diálogo, votação na Câmara e agora temos uma lei de consenso, à qual o cidadão de Caratinga deve se adaptar”, afirmou.

 

Sindicato celebra conquista

 

Carlos Henrique Freitas Pires, presidente do Sindcomerciários Caratinga e Inhapim, ressaltou os impactos positivos da medida para os empregados. “Mais uma vez agradecer a vocês da imprensa, aos telespectadores em casa, ao prefeito Dr. Giovanni e aos vereadores, que abraçaram a causa e entenderam a necessidade. A partir de domingo, os supermercados só poderão funcionar até as 13 horas. Isso representa um ganho enorme para a cidade, principalmente para os empregados, que agora terão a tarde livre para lazer com a família, buscar momentos de fé e desfrutar de um tempo melhor com os filhos e a esposa”, destacou.

Sobre os horários e cumprimento da lei, Carlos explicou: “Já estamos vendo várias empresas informando em seus sites, Instagram, Facebook e nas portas das lojas que vão funcionar das 7h30 às 13h, com os horários respeitando a CLT, incluindo os minutos de café. Quem não cumprir, cabe ao Executivo tomar as providências cabíveis. O sindicato vai acompanhar e cobrar a execução da lei. Acredito que todos vão aderir e seguir a legislação. É uma vitória tanto para o sindicato quanto para os funcionários.”

O presidente do Sindcomerciários também destacou a importância da participação dos trabalhadores. “O sindicato só funciona se os colaboradores apoiarem. Não existe entidade sem a adesão dos trabalhadores. Além disso, conseguimos recentemente um reajuste de 7,5% no piso salarial. Essa é mais uma conquista para toda a cidade de Caratinga. Trabalhador, apoie o sindicato e participe, pois ele só existe com a sua colaboração.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *