CARATINGA– O Banco de Alimentos de Caratinga foi palco de uma ação especial voltada à saúde do homem, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento, em alusão à campanha Novembro Azul, reuniu os servidores da pasta para uma palestra com o urologista Marcelo Cruz Neves e a realização de exames preventivos.
A iniciativa, que contou com o apoio de um laboratório parceiro, teve como objetivo conscientizar os colaboradores — em sua maioria homens acima dos 40 anos — sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Paulo de Paiva Ramos, a ação surgiu da observação da realidade da própria equipe. “90% dos nossos funcionários, dos nossos colaboradores na Secretaria de Agricultura são homens. E praticamente todos acima dos 40 anos. E como existe, infelizmente, aquela verdade que o homem não se cuida, e a gente tem um bom relacionamento com a comunidade, com os colegas, a gente percebeu que estava na hora de a gente trazer algo diferente. Então, aproveitando o Novembro Azul, que é a campanha mundial para o combate ao câncer de próstata, hoje a gente juntou a equipe, fizemos parceria com o laboratório, realizamos exames de toda a equipe e convidamos o Dr. Marcelo que aceitou falar sobre essa situação. Estamos aqui para realmente refletir sobre esse problema”.
O prefeito Dr. Giovanni Corrêa destacou o compromisso da administração municipal com ações voltadas à saúde e bem-estar dos servidores. “A nossa administração é sempre voltada para pessoas e esse mês é o novembro azul, é o cuidado com o homem. A gente sabe que o homem às vezes preocupa muito em trabalhar e quase não procura o médico. Então nós estamos agora com essa política dentro da prefeitura de poder levar até os colaboradores esse incentivo deles também se cuidarem, porque a medicina preventiva é muito melhor do que a curativa. O que nós vamos fazer aqui hoje é um trabalho de conscientização para os homens prevenirem o câncer de próstata. Existem exames, tratamento médico e acompanhamento. É necessário que eles saibam que tudo está ao alcance deles na nossa rede a custo zero”.
Representando o laboratório parceiro, Max Barcelos explicou que todos os servidores passaram por uma bateria de exames. “Fizemos em conjunto com todos os colaboradores da Secretaria de Agricultura exames que agora vão ser analisados individualmente pelo doutor Marcelo. Aqui realizamos o PSA livre e total, o hemograma, a testosterona livre e total e o SHBG. A prevenção é o melhor caminho. Não existe nada que supere a prevenção. É por isso que as pessoas têm que estar frequentemente indo ao médico, fazendo seus exames e acompanhando as mudanças do corpo, porque com o passar do tempo ele vai dando sinais que precisam ser observados e avaliados”.
O urologista Marcelo Cruz Neves reforçou a importância do cuidado contínuo e do fim do tabu que ainda afasta muitos homens do consultório. “A próstata é um dos grandes problemas de saúde pública em relação ao homem, que já tem uma limitação pessoal de buscar esse cuidado. O Novembro Azul foi criado justamente para esse chamamento à saúde do homem como um todo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia tem focado na próstata, que é responsável por pelo menos 20 mil óbitos por ano, por causas evitáveis. Recomendamos a realização do PSA anual, o exame físico e exames de imagem complementares, como o ultrassom e a ressonância multiparamétrica, que permitem um diagnóstico mais preciso e precoce. O tabu tem diminuído à medida que as pessoas tomam consciência de que o que realmente fere a dignidade de um homem não é o exame, é a doença”.









