CARATINGA– A Semana da Pessoa Idosa foi encerrada em grande estilo nesta sexta-feira (3), na Praça da Estação, em Caratinga. Com o tema “Envelhecer com saúde é viver com plenitude”, o evento reuniu dezenas de idosos em uma programação diversificada que incluiu café da manhã especial, palestra, atividades físicas, serviços de saúde e momentos de confraternização. O objetivo foi valorizar a terceira idade e proporcionar oportunidades de lazer e bem-estar.
O secretário de Desenvolvimento Social, Manoel Dornelas, destacou a relevância da celebração em espaço público, unindo integração social e turismo. “Para nós é uma honra. Além de estar recebendo os idosos, estamos numa praça pública onde o turismo é forte. Estamos unindo as duas coisas e aqui temos a tenda da Saúde, tenda de salão, tenda do café da manhã, atividades físicas. Estamos encerrando o Dia do Idoso com bastante atividade”, disse.
Ele reforçou ainda a importância do trabalho realizado pela pasta em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. “Nós temos um conselho bem ativo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Temos feito um trabalho incrível com esse público dos idosos, tanto no serviço de convivência em grupos. Você, idoso, procure seu CRAS de referência. Faça a inscrição e venha fazer parte desse movimento que tem crescido na nossa cidade”, convidou.
Entre os participantes, o aposentado José Marino da Silva, de 75 anos, compartilhou sua rotina ativa, marcada por exercícios físicos regulares. “A minha vida é bem ativa, se tratando de atividades físicas. Na verdade, eu aposentei em 2011 e desde quando eu aposentei eu faço atividade física até hoje. Nunca parei”, contou.
Ele participa de diversas iniciativas em Caratinga e considera essencial manter o corpo em movimento. “Quando a gente aposenta, você deixa aquelas atividades. Se você parar, você vai perdendo a atividade do corpo. Então, além das atividades que tenho, eu ando muito a pé em Caratinga. Para a gente que viveu uma vida toda dedicando ao nosso país, agora é a hora da gente desfrutar um pouco daquilo que a gente viveu. Então eu acho que um evento assim é muito bem-vindo, porque as pessoas se sentem valorizadas”, completou.
Já para Maria das Graças Dias, de 71 anos, a ocasião foi motivo de gratidão. “Eu quero dizer que estar aqui, tanto pra mim, eu acho que para todos é um privilégio. É uma coisa muito boa. Então, eu tenho que agradecer esses eventos que fazem para a gente, que já tem a idade mais avançada”, afirmou.
Ela também destacou o aspecto de convivência e acolhimento: “Eu que moro sozinha com meu gatinho acho maravilhoso quando tem uma coisa, porque eu não sou de sair de casa. Então, quando tem, eu venho. As meninas tratam a gente com o maior carinho, a gente dança, canta e compartilha momentos especiais”, disse.
A assistente social Silvânia Rocha, do Lar dos Idosos Monsenhor Rocha, ressaltou a importância da inclusão dos residentes do abrigo na ação. “Para a gente está sendo muito importante, uma vez que os idosos têm a oportunidade de sair do lar, de estar aqui na praça, no meio de outros idosos. Eles estão muito felizes. Eu espero numa próxima oportunidade a gente ter um meio de transporte que caiba mais idosos, pra trazer mais participantes”, destacou.
Com atividades culturais, sociais e de lazer, o evento marcou o encerramento da Semana da Pessoa Idosa em Caratinga, reforçando a valorização da experiência e da participação da terceira idade na vida comunitária.


