Sebrae Minas oferece capacitação para produtores de café em Caratinga

Sebrae Minas oferece capacitação para produtores de café em Caratinga
Curso ocorre na próxima semana para 15 produtores de café da região

CARATINGA – Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, o Sebrae Minas em parceria com o Sicoob Credicooper e Emater, promovem, em Caratinga, o curso: “Análise sensorial de cafés especiais”, voltado para produtores da localidade. O objetivo da ação é oferecer capacitação especializada aos participantes acerca do café e suas propriedades.
Entre os tópicos abordados no curso estão: Ondas e qualidade do café; indicação de procedência; colheita e pós-colheita; gosto, sabor e degustação. Além disso, os produtores ainda terão atividades práticas para identificar os defeitos da torra, bem como as diferenças e especificidades entre os grãos do café.
“A cidade de Caratinga tem uma expressiva participação na produção de cafés em Minas Gerais e tem avançado continuamente em cafés especiais, o que gera um impacto muito positivo na economia local. A capacitação visa também expandir a qualidade na entrega do produto final ao consumidor”, ressalta a analista do Sebrae Minas Mirelly Cotta.
Tradição cafeeira
A cidade de Caratinga está situada na região das Matas de Minas, no leste de Minas Gerais. A região responde hoje por aproximadamente 24% da produção de café do Estado, em 275 mil hectares, cultivados por 36 mil produtores, sendo que aproximadamente 80% deles possuem de 3 a 20 hectares de café plantados. Os outros 20% dividem-se em médios (entre 20 e 50 hectares) e grandes produtores (mais de 50 hectares).

Serviço  

Curso: Análise sensorial de cafés especiais 

Data: 25, 26 e 27 de janeiro 

Horário: 8 às 17h 

Local: Av. Benedito Valadares nº15A– Centro de Caratinga (Casa Ziraldo) 

O objetivo da ação é oferecer capacitação especializada aos participantes acerca do café e suas propriedades