Distritos de Caratinga contam com atendimentos no Outubro Rosa e Verde
CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ao longo do mês de outubro uma série de atendimentos médicos nos distritos, dentro da programação do Outubro Rosa e Verde, campanha que une a prevenção ao câncer de mama, ao colo de útero e também à conscientização e combate à sífilis e sífilis congênita.
Durante todo o mês, as comunidades recebem consultas de clínico geral, garantindo acolhimento e acompanhamento para toda a população. A iniciativa começou em Sapucaia e Santa Luzia e agora segue um cronograma que contempla diferentes localidades a cada semana.
Segundo a Secretaria de Saúde, a ação amplia o acesso da população que vive nos distritos e comunidades rurais a serviços essenciais de saúde, evitando deslocamentos longos e reforçando a atenção primária.
O Outubro Rosa destaca a importância da detecção precoce do câncer de mama, já que quanto antes ocorre o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Já o Outubro Verde chama a atenção para a sífilis e a sífilis congênita, doenças que podem ser prevenidas e tratadas com informação, exames e cuidado adequado. O mês é dedicado à conscientização e combate a essas doenças, reforçando a necessidade de acompanhamento médico e prevenção.
A Secretaria de Saúde reforça que os atendimentos são destinados a toda a população dos distritos, com o objetivo de garantir cuidado integral, prevenção e promoção da saúde, além de conscientizar sobre a importância da atenção contínua e da realização de exames preventivos.
BOX:
Confira o cronograma de atendimentos:
06/10 – Segunda-feira: Ilha do Rio Doce
07/10 – Terça-feira: São João do Jacutinga
08/10 – Quarta-feira: São Cândido
09/10 – Quinta-feira: Cordeiro de Minas
13/10 – Segunda-feira: Patrocínio
14/10 – Terça-feira: Dom Lara
15/10 – Quarta-feira: Santa Efigênia
16/10 – Quinta-feira: Porto Seguro
20/10 – Segunda-feira: Dom Modesto
21/10 – Terça-feira: São Pedro (Sapucaia)
22/10 – Quarta-feira: Santo Antônio do Manhuaçu
23/10 – Quinta-feira: Ilha do Rio Doce
27/10 – Segunda-feira: Sapucaia
28/10 – Terça-feira: Santa Luzia
29/10 – Quarta-feira: Porto Seguro
30/10 – Quinta-feira: Santa Efigênia