CARATINGA – O mercado de trabalho formal em Caratinga voltou a registrar saldo negativo em junho de 2025, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho divulgados nesta segunda-feira (4). No total, foram 862 admissões contra 918 desligamentos, resultando em um saldo de -56 vagas com carteira assinada no mês.
A retração foi impulsionada, principalmente, pela construção civil, setor que encerrou o mês com um saldo de -40 vagas, após registrar 54 admissões e 94 desligamentos. O resultado interrompe uma sequência de dois meses positivos e acende um sinal de alerta para a desaceleração das contratações no segmento.
Outro setor que também apresentou desempenho negativo foi o de serviços, com 368 contratações e 406 demissões, gerando um saldo de -38 empregos. O setor representa historicamente o maior volume de vagas em Caratinga, e seu recuo tem impacto direto na dinâmica econômica local. O setor comercial teve desempenho negativo também, com menos 16 vagas, após 266 admissões e 282 desligamentos.
A indústria apresentou leve crescimento, com saldo de 9 vagas (130 admissões e 121 demissões). Já a agropecuária teve o melhor desempenho, com saldo de 29 vagas (44 admissões e 15 desligamentos).
Saldo de empregos por setor em junho de 2025:
Comércio: -16
Indústria: +9
Agropecuária: +29
Serviços: -38
Construção: -40
Saldo geral: -56
Conforme analista, apesar do saldo negativo, o número de admissões ainda se mantém relativamente estável, indicando que o município pode estar passando por um ajuste pontual. A expectativa de empresários e sindicatos é de que o último trimestre do ano seja mais favorável, com reações em setores como o comércio e os serviços, especialmente com a aproximação das festas de fim de ano.





