CARATINGA – A 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais realizou, na última semana, o 4º Seminário Jurídico”, abordando diversos temas do direito, visando o aprimoramento do conhecimento e celebrando o mês da Advocacia e os 90 anos de instalação da OAB Caratinga.
O evento aconteceu no auditório Professor Celso Simões Caldeira, no Campus I, do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), em uma parceria entre as instituições.
O seminário reuniu convidados da Subseção de Caratinga, da Escola Superior de Caratinga (ESA/MG), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT) e estudantes de graduação em direito do UNEC.
No dia 23 o palestrante Leonardo Guimarães Salles falou sobre Feminicídio. O tema foi debatido juntamente com o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Caratinga, Consuelo da Silveira Neto.
A diretora de Regionalização da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Lúcia Duarte, esteve presente no encontro.
O tema do segundo dia de seminário foi “Direito do Trabalho”. A advogada e diretora da Amat, Sara Costa Benevides, abordou as novidades do mundo do trabalho, especialmente o teletrabalho. Já o advogado Marcelo Baltar Bastos trouxe como pauta a importância da ética na advocacia trabalhista.
As advogadas e consultoras em proteção de dados, Poliane Almeida e Débora Gonçalves, falaram no dia 25, sobre a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Na sexta (26), ocorreu a solenidade de entrega de carteiras aos novos inscritos da Subseção Caratinga. Sete jovens profissionais prestaram o compromisso e receberam os documentos das mãos do presidente da Subseção, Samuel André Carlos Franco, e do paraninfo da solenidade, Raimundo Cândido Neto.
Em seguida, Raimundo Neto, advogado eleitoralista, e o juiz da 72ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Consuelo Silveira Neto, fizeram uma exposição sobre o processo eleitoral no Brasil.