Juiz se despede da Comarca de Caratinga após cinco anos de atuação

Magistrado Cleiton Luis Chiodi destaca carinho pela cidade e agradece acolhimento da comunidade jurídica e da população

 

CARATINGA– Na sexta-feira (3), o Fórum Desembargador Faria e Sousa marcou um momento de despedida e reconhecimento. O juiz de direito Cleiton Luis Chiodi, da 3ª Vara Criminal, que também exerceu funções na Justiça Eleitoral e na direção do Foro, encerrou seu ciclo de quase cinco anos à frente da unidade, deixando Caratinga para assumir novo posto na 1ª Vara Criminal da Comarca de Ribeirão das Neves.

Cleiton foi homenageado por representantes do judiciário, OAB, Defensoria Pública e Ministério Público.

O magistrado tomou posse em Caratinga em 14 de agosto de 2020, em meio à pandemia, e destacou a experiência como uma das mais marcantes de sua trajetória profissional. “Foi uma experiência fantástica. Tanto eu como a minha esposa temos um carinho enorme por Caratinga. Nos consideramos caratinguenses de coração. Fomos acolhidos de braços abertos pelo povo, pelos colegas de fórum, advogados, Ministério Público, Defensoria e servidores. Tivemos momentos muito felizes aqui”, afirmou.

Durante o período em que esteve à frente da 3ª Vara Criminal, o juiz Cleiton também respondeu pelo Tribunal do Júri, conduzindo centenas de sessões. “Foi um grande desafio chegar em plena pandemia, conciliando todos os cuidados com a saúde e a necessidade de realizar os julgamentos. Foram mais de 300 júris realizados nesse tempo, e sempre fiz questão de ressaltar a importância dos jurados de Caratinga, que representam a sociedade e integram o Poder Judiciário”, destacou.

Além das atividades na área criminal, o magistrado exerceu a função de diretor do Foro, em substituição, por aproximadamente um ano, e comandou a 71ª Zona Eleitoral de Caratinga durante as últimas eleições municipais. Também integrou a Turma Recursal de Caratinga até meados de 2025.

Ao se despedir, ele ressaltou o sentimento de gratidão e as boas lembranças que leva da cidade. “É sempre difícil tomar decisões que nos conduzem a novos caminhos, mas às vezes elas são necessárias. Saio com o coração apertado pela saudade que sentirei da cidade, do fórum, dos colegas e de todos que fizeram parte dessa trajetória — magistrados, promotores, defensores, advogados, servidores, delegados e toda a população caratinguense”.

Ao se despedir, ele ressaltou o sentimento de gratidão e as boas lembranças que leva da cidade
Momento da homenagem da OAB feita pelo advogado Samuel Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *