CARATINGA– Com gargalhadas contagiantes, bom humor e uma vitalidade de dar inveja a qualquer jovem, Nazilda de Souza Alexandre
, de 81 anos, foi um dos grandes destaques da Corrida das Palmeiras, realizada em Caratinga. Entrevistada pela jornalista Nohemy Peixoto, a idosa demonstrou entusiasmo ao relembrar sua primeira participação em uma prova de corrida de rua.
“Participei da corrida pela primeira vez. As meninas, minhas filhas, estavam fazendo a inscrição, aí falei assim, faz pra mim também. Aí fui com a cara e a coragem”, contou sorridente. Dona Nazilda pratica musculação há 31 anos, além de pilates, e garante que a prática constante de atividades físicas é um segredo para a boa saúde e disposição.
“Eu estava ansiosa que chegasse a hora pra eu descer pra ver o que ia dar. E fui de boa, menina. Fui de boa. Saí correndo e fui correndo. Cheguei correndo também. Fiquei correndo. Foi tranquilo. Eu acho que fiz o percurso de 3 km com uns 40 minutos. Receber a medalha foi muito chique”, lembrou, com brilho nos olhos.
A atleta de primeira viagem não escondeu a empolgação. “Empolguei tanto quando eu estava correndo que quase que eu passo direto na Olegário Maciel, se deixasse eu chegava longe. O esporte faz muita diferença na nossa vida, a disposição é outra, viu? Eu comecei participando de grupo de terceira idade, depois fui pra academia. Sigo praticando. É saúde mesmo”, disse, acrescentando que, por orientação médica, começou a se exercitar para controlar a pressão alta.
Com humor, completou: “Não tenho inveja de nenhuma novinha, não. Nenhuma. Depois dessa primeira experiência, quero continuar. Se chamar, participo de novo e vou deixar muita gente pra trás”.
O exemplo de dona Nazilda tem inspirado também suas filhas, que a acompanham no incentivo ao esporte. Cinthia Alexandre, uma das filhas presentes na corrida, destacou a transformação na saúde da mãe.
“Minha mãe teve melhoras consideráveis, principalmente na saúde. Há uns anos atrás, ela deu osteoporose em um grau bem considerável. Faz exames todos os anos, e os últimos, de uns quatro anos pra cá, estão surpreendendo os médicos. Ela, aos 81 anos, está tendo ganho de massa, enquanto a maioria dos idosos perde. Isso é de comemorar. Então, a gente tem que seguir o exemplo”, afirmou.
Cinthia também destacou que a decisão de participar partiu da própria dona Nazilda: “Eu tinha feito a minha inscrição para os 5 quilômetros, mas quando ela falou comigo que ia correr, partiu dela, falei assim: não, então eu vou junto, né, não vou deixar ela ir sozinha. Fomos no 3km, mas ela me acompanharia nos 5km tranquilamente. Ela fez os três de forma muito leve”.
Exemplo de vitalidade, simpatia e superação, dona Nazilda mostrou que nunca é tarde para viver novas experiências. E deixou um recado aos que a admiram:
“O que eu falo pras pessoas é isso aí: não parar, não. Começar e ir na frente, porque tem resultado”.
