Festival Caratinga em Cores acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro
CARATINGA- O muro lateral do antigo galpão do IBC, atual Mercado Municipal, está prestes a se transformar em uma verdadeira galeria a céu aberto. A mudança virá com a intervenção artística do grafiteiro Wagner Pereira de Azevedo Júlio, o Tosko, dentro da 2ª edição do Festival Caratinga em Cores, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro.
Com autorização da Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, a iniciativa pretende dar nova identidade visual ao espaço, aproximando a comunidade da arte e valorizando temas como cultura, história local, sustentabilidade e inclusão social.
Tosko, reconhecido por sua trajetória no grafite e pela capacidade de unir arte e cidadania, vê nesse trabalho a realização de um sonho antigo. “Esse ano a gente viu esse espaço aqui com muito carinho, que já é um sonho muito antigo meu, na verdade, de colorir esse espaço, esse galpão. Só que eu sempre pensei: ‘pô, eu sozinho não consigo’. (…) Eu falei ‘nossa, se der certo, esse muro aqui vai ser o perfeito, vai ser o melhor que a gente pode ter, a tela enorme’”, contou.
O festival vai reunir cerca de 20 artistas, incluindo nomes internacionais, que terão liberdade para criar dentro de suas linguagens, mas sempre com inspiração na identidade de Caratinga.
“Eu passo uma cartilha com as questões da cidade, com coisas que identificam a gente aqui, mas cada um fica bem livre para, dentro do seu nicho de trabalho, criar alguma coisa que tenha a ver e soltar sua imaginação”, explicou Tosko.
A escolha do muro do galpão também reflete um olhar para a tradição local, já que o espaço abriga a feira livre da cidade. “Inclusive aqui é uma feira. Feira também é cultura, né? (…) Acho que vai ser um atrativo muito grande até para quem vem na feira aos sábados, porque a pessoa vai ter uma galeria para contemplar e fotografar”, destacou.
Além das cores, o evento também terá um lado solidário. Estão sendo arrecadados alimentos em benefício do Projeto Cristo em Ação, que atende crianças em situação de vulnerabilidade. Os pontos de coleta ficam na Namastê (Av. Olegário Maciel, 491) e na Uni e Paz (Rua Raul Soares, ao lado do Supermercado Irmão), além de caixas instaladas no local durante os dias do festival.
“É uma coisa que deixa o meu coração muito feliz. (…) A gente teve a possibilidade de fazer também uma oficina de grafite com as crianças da associação, mostrando na prática o que é a arte do grafite. Foi bem bacana”, lembrou Tosko.
Mais do que colorir muros, o Festival Caratinga em Cores traz vida, identidade e pertencimento, reafirmando o papel da arte como agente transformador dos espaços e da própria cidade
