Sindicomerciários relata que têm recebido de duas a três ligações diárias com denúncias anônimas
CARATINGA- Minas Gerais é o estado com o maior número de denúncias de assédio eleitoral do país, conforme registros do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais.
A lei diz que o voto é secreto, pessoal e intransferível. A Constituição Brasileira, em seu Artigo 14, determina que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”.
Muitos casos de assédio eleitoral têm sido considerados, sendo os praticados por empregadores coagindo, ameaçando ou prometendo benefícios para que seus funcionários votem ou deixem de votar em determinadas pessoas. Em Caratinga, denúncias já chegam para o Sindicato dos Comerciários.
Carlos Henrique Freitas Pires, presidente do Sindicato, relata que que desde o início do segundo turno, são de duas a três ligações diárias com relatos de funcionários de empresas. “Realmente já temos recebido algumas ligações, denúncias anônimas, que estão tendo umas coações contra os trabalhadores pedindo, exigindo que o trabalhador vote em tal candidato. Infelizmente, está acontecendo isso na nossa cidade”.
Segundo Carlos, as denúncias que já chegavam no primeiro turno, têm se intensificado nos últimos dias. “Também tivemos denúncias no primeiro turno, mas, nesse segundo turno as coisas estão mais pesadas. São várias ligações, pessoas pedindo para fazer alguma coisa pelo trabalhador, pois, os empresários estão fazendo reuniões e pedindo para os funcionários votarem no candidato deles”.
O Sindicomerciários orienta aos trabalhadores que se sentirem oprimidos, que façam as suas denúncias, reunindo o maior número de provas possíveis. “Nossa orientação é pegar as provas cabíveis, trazer até nós que vamos encaminhar ao Ministério Público para verificar se realmente estão havendo estas coações, porque também sem provas não se pode tomar atitude nenhuma. Espero que seja uma eleição tranquila, que a pessoa escolha o candidato que ela desejar, temos que ter democracia no nosso País, respeito em primeiro lugar com as pessoas. Aquele que ganhar, que seja o melhor para o País”.
O Sindicato dos Comerciários de Caratinga fica situado à Rua Raul Soares, 214, apartamento 202. Contatos podem ser feitos pelo (33) 3322-3621 ou pelo e-mail secretaria@sindicomerciarioscaratinga.com.br. “Temos um grupo de advogados que está à disposição do trabalhador”, finaliza.