CARATINGA – Em uma tarde de emoção e reconhecimento, cerca de 150 alunos das redes municipal, estadual e particular foram homenageados, nesta quinta-feira (6), com a Medalha do Mérito Estudantil, durante solenidade promovida pela Câmara Municipal de Caratinga no ginásio do UNEC. O evento celebrou o talento, a dedicação e o esforço de estudantes de diferentes idades e escolas, reafirmando o papel transformador da educação na construção de um futuro melhor.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Ebinho, que destacou o valor do incentivo aos estudos. “É sempre muito importante o poder público valorizar o ensino. Todas as transformações na vida humana acontecem, sobretudo, pela educação. Esse reconhecimento motiva os alunos a se dedicarem mais, e consequentemente melhora a qualidade do ensino no município”, afirmou.
Idealizador da honraria, o advogado e ex-vereador Salatiel relembrou a origem do projeto, criado há mais de duas décadas, e agradeceu aos professores Neuza Glória, Vanda Lelis e Geraldo Elísio, que contribuíram na elaboração da proposta. “Sinto que estou contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças, desses jovens e do meu país. Um país só cresce com educação. Ela é um mandamento constitucional e o caminho para erradicar o analfabetismo. Fico feliz por ver que o projeto continua vivo e inspirando outras cidades”, destacou.
A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Landislene Gomes Ferreira, a ‘Landinha’, ressaltou a importância do tema escolhido para os trabalhos deste ano — o meio ambiente — e a amplitude da iniciativa. “O mais importante é que, através dessa premiação, conseguimos chegar a todos os alunos, desde o pré até a EJA. É um projeto que começou há muitos anos e a cada edição traz novidades e alegria para todos nós que fazemos parte da educação”, disse.
Para Elaine Lucas Barroso Vieira, diretora da Escola Estadual Princesa Isabel, o projeto representa uma valiosa ferramenta de incentivo à leitura e à escrita. “Os alunos produzem textos sobre temas atuais, que são avaliados pelas equipes pedagógicas e por uma banca externa. Esse processo estimula a criatividade e o desenvolvimento da escrita, algo fundamental para a vida escolar e profissional”, avaliou.
Entre os premiados, histórias de emoção e orgulho deram o tom da tarde.
Sara Andrade Pereira, de 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Expoente, escreveu sobre sustentabilidade e lembrou que “reduzir, reciclar e reutilizar é importante para termos um mundo melhor”.
A colega Samara Faria Fernandes, de 8 anos, também da Escola Expoente, resumiu o sentimento de quem participa pela primeira vez: “Achei muito legal ganhar, nunca tinha participado”.
Já Enzo Gabriel Mendes Dias, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Sebastião Santos Rosa, no distrito de Santa Efigênia, foi premiado pela segunda vez. Ele escreveu sobre o cuidado com o mar e a importância de proteger os animais marinhos.
Alice Aparecida Vicente Rodrigues, de 11 anos, da Escola Estadual Sudário Alves Pereira, do distrito de Patrocínio, falou sobre consciência ambiental e o papel do ser humano na preservação do planeta. “Eu amo fazer produções de texto”, afirmou com entusiasmo.
A adolescente Valentina Ribeiro de Paula, de 13 anos, da Escola Professor Jairo Grossi, abordou o consumo consciente. “Falei sobre a importância de não exagerar nas coisas. Estou muito feliz, é a primeira vez que ganho e quero continuar participando.”
Entre os alunos mais velhos, Ana Clara de Moura Alves, de 14 anos, da Escola Líber, destacou ideias simples de sustentabilidade, como a reciclagem. “Está sendo muito gratificante. É muito bom ser reconhecida por algo que a gente escreve com tanto carinho”, comentou.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem à aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Jorgeane Nascimento de Oliveira Comini, de 49 anos, que trabalha como babá. “Não tive oportunidade de estudar quando era criança, mas agora, depois de adulta, resolvi voltar. Receber essa medalha é muito emocionante. Estou muito feliz”, disse, emocionada.
A entrega da Medalha do Mérito Estudantil reafirmou o compromisso de Caratinga com a valorização da educação e com a formação de cidadãos conscientes e preparados para transformar o mundo. “Somente a educação é capaz de libertar as pessoas”, concluiu o idealizador da honraria, Salatiel, resumindo o espírito de um evento que uniu gerações em torno do conhecimento.









