DESTAQUES 2025

DESTAQUES

O DIÁRIO dá início a divulgação dos destaques do ano de 2025. Tradicionalmente são apresentados os nomes que tiveram atuação destacadas nas mais diversas áreas como Polícia Militar, Polícia Civil, Legislativo, imprensa, Justiça, Cultura, dentre outros.

 

DESTAQUE JUSTIÇA

Nomes como dos juízes José Antônio de Oliveira Cordeiro, Alexandre Ferreira, Júlio Ferreira de Andrade, Marco Aurélio Abrantes (in memoriam), Consuelo Silveira Neto, Anderson Fábio Nogueira Alves, Marco Antônio de Oliveira Roberto, Cleiton Luis Chiodi e Jorge Arbex já desfilaram no rol dos destaques do DIÁRIO que atuam a serviço da Justiça na Comarca de Caratinga. Dentre os promotores já homenageados estão Igor Provinciali, Oziel Bastos de Amorim, Jorge Victor Cunha Barretto, Juarez Serafim Leite Júnior e Henry Wagner Vasconcelos de Castro. Este ano, o destaque vai para o juiz Max Wild de Souza.

 

MAX WILD I

Max Wild é natural de Penápolis/SP, foi empossado magistrado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais no dia 5 de abril de 2013, possuindo 12 anos e sete meses na magistratura mineira. Foi promovido para entrância especial no dia 18 de março de 2019, quando assumiu o cargo de Juiz de Direito Auxiliar Especial da Comarca de Caratinga. Permaneceu no cargo até o dia 24 de junho de 2020, quando foi instalada a 3ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri em Caratinga. Em 14 de agosto de 2020 do mesmo ano foi removido a pedido à Unidade Jurisdicional Única da Comarca de Caratinga, onde permanece. Atuou como diretor do Foro da Comarca de Caratinga de 09 de dezembro de 2021 a 12 de dezembro 2023. Também atuou como juiz na 72ª Zona Eleitoral de Caratinga de 18 de janeiro de 2023 a 17 de janeiro 2025.

 

MAX WILD II

É responsável pelo processamento e julgamento de todos os processos de competência do Juizado Especial Criminal, que abarca os crimes de menor potencial ofensivo; do Juizado Especial Cível, que compreende as causas cíveis em que o valor da causa não exceda 40 salários-mínimos e não exija produção de prova complexa e do Juizado Especial da Fazenda Pública, que se refere a processos cíveis movidos contra Estado, Municípios, autarquias e fundações públicas. Por existir apenas uma Unidade Jurisdicional na comarca, a média de distribuição mensal da unidade é expressiva, de modo que Max empreende esforços para efetivar os princípios da celeridade processual. Conforme dados extraídos do Sistema de Informações Estratégicas do Judiciário (SIJUD), de janeiro a outubro de 2025 foram distribuídos 5.457 novos processos, o que significa que a média mensal de novos processos recebidos pela unidade é de 545 processos. Contudo, o número de processos baixados na mesma data foi de 5.575, o que demonstra que os esforços empreendidos pelo magistrado tiveram resultados positivos. Mesmo com os desafios da alta distribuição e poucos recursos humanos, a produtividade do magistrado é expressiva, sendo que no período acima indicado foram realizadas 4.188 audiências, proferidos 17.868 despachos, 4.135 decisões e 6.999 sentenças.

 

DESTAQUE POLÍCIA MILITAR

Dentre os “guardiões das palmeiras”, já foram homenageados por aqui vários nomes como Cleber Ferreira (2011), Romenig Valeriano da Silva (2013), Vivian Lopes (2014); Roberto Miguel Junior (2015); Eduardo Sousa – Inhapim (2016), Hélio Sanches (2018), Vandeir Batista do Tático Móvel de Caratinga (2019), Luciano Reis (2020), Jefferson Luiz Ribeiro (2021), Wedmon Amorim (2022) e Sargento Cotta (2023) e sargento Quirino (2024). Esse ano, a homenagem vai para Cabo Alessandro.

 

CABO ALESSANDRO

Cabo Alessandro Gomes é reconhecido por sua dedicação e compromisso com a segurança da comunidade. Nascido em 9 de novembro de 1982, Alessandro é casado e pai de duas filhas, construindo sua trajetória com valores familiares sólidos. Com 15 anos de serviço prestados à corporação, atualmente, o militar atua no 1º Pelotão da 286ª Companhia Tático Móvel do 62º Batalhão, onde integra operações estratégicas de combate ao crime e prevenção, contribuindo diretamente para a proteção dos cidadãos.

 

DESTAQUE POLÍCIA CIVIL

Nos últimos anos, a PC já esteve representada por Márcio Rodrigues (2011), Nayára Travassos (2012), Dagmar Calais (2013), Whesley Adriano (2014), Márcio Pacheco (2015), Almir Lugon (2016), Afrânio Marcos (2017), Ronaldo Silva (2018), Ivan Sales (2019 e 2021), Alfredo Serrano (2020), Sávio Moraes (2022), Rosalvo Ferreira (2023) e Pedro Silva Celestino (2024). O homenageado deste ano é o delegado Luiz Eduardo Moura Gomes.

 

LUIZ EDUARDO

O delegado Luiz Eduardo Moura Gomes foi nomeado para assumir a função de delegado regional, em substituição a Ivan Lopes Sales em setembro desse ano. Natural de Caratinga, Luiz Eduardo é delegado desde 2013, e atuou em várias frentes importantes, Em 2018, assumiu a Delegacia de Trânsito de Caratinga, em substituição à delegada Dagmar Calais, e desde então esteve à frente de operações de grande impacto. Ele também ganhou notoriedade pela coordenação de ações contra o tráfico de drogas, resultando em apreensões expressivas e reforçando o enfrentamento às organizações criminosas. Além do aspecto repressivo, Luiz Eduardo tem defendido a aproximação da Polícia Civil com a sociedade, destacando a importância de um trabalho integrado e transparente.

 

DESTAQUE RELIGIOSO

Vários nomes já fizeram parte dos destaques do DIÁRIO. Na igreja Católica, Dom Emanuel abriu a lista em 2011. Outros nomes da igreja católica já figuraram no rol dos destaques como padre José Carlos (2019), padre Moacir (2020) e padre Dione Lendor (2024). Nomes das igrejas evangélicas também receberam a homenagem do DIÁRIO, como o evangelista Batista Célio Lima Lacerda (2014), pastor Jaelson Gomes, da 1ª Igreja Batista (2016); reverendo Rudi Krüger, Igreja Presbiteriana (2017); pastor Eliseu, da Assembleia de Deus; pastor Verânimo Faria Neto, 2ª Batista (2021); pastor Teodomiro Fontes (2022) e pastor Joaquim Lopes (2023). Em 2025, o destaque vai para padre Renivaldo Bruno.

 

PADRE RENIVALDO

Padre Renivaldo é pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Caratinga, desde 2024. Antes, já havia exercido a função de administrador paroquial, período em que iniciou uma das mais significativas mobilizações da comunidade: a campanha “Eu amo o Santuário”, criada para arrecadar recursos destinados à primeira grande reforma da igreja em mais de 60 anos.

 

REFORMA SANTUÁRIO

Graças ao engajamento junto aos fiéis, a sonhada revitalização ganhou ritmo e etapas importantes já foram concluídas, como a melhoria acústica — no teto e nas paredes — climatização, nova iluminação, aquisição de cortinas de ar e instalação de vidros. As obras seguem em andamento, e Padre Renivaldo continua conduzindo ações com dedicação e espírito comunitário, tornando-se referência por seu compromisso pastoral e pela capacidade de unir esforços em prol da preservação e valorização do Santuário.

 

AMANHÃ TEM MAIS

Na próxima edição, mais destaques serão revelados. Ao longo de dezembro, pouco a pouco, nas páginas do DIÁRIO, um grande time de profissionais. Não perca!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *