Desfile de roupas recicláveis encerra Semana Estadual das Juventudes na Escola Princesa Isabel

Evento integra o projeto “Resgatando Valores” e mobiliza estudantes, professores e comunidade em atividades que uniram aprendizado, criatividade e solidariedade

 

 

 

CARATINGA – A Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga, encerrou nesta sexta-feira (15) a Semana Estadual das Juventudes com um desfile de roupas recicláveis que transformou o Espaço de Convivência da unidade em uma passarela de criatividade e consciência ambiental. O evento fez parte do projeto “Resgatando Valores”, que ao longo de toda a semana promoveu ações para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola e resgatar estudantes infrequentes.

Segundo a diretora Elaine Lucas Barroso Vieira, o objetivo foi criar uma programação festiva e envolvente. “Durante toda a semana, tivemos atividades alegres e diversificadas em todos os turnos. Foi um trabalho pensado para que o estudante sinta seu valor e importância para a escola, ao mesmo tempo em que buscamos aqueles que estavam ‘sumidinhos’. Planejamos cada detalhe com a equipe pedagógica, professores e representantes de turma, para fazer o melhor pelos nossos alunos”, destacou.

O professor Noé Comemorável Neto explicou que a proposta começou com a divisão dos estudantes em equipes, cada uma trabalhando um valor como respeito, empatia e humildade. “Eles criaram bandeiras com cores, nomes e referências a personalidades caratinguenses, como Edra, Agnaldo Timóteo, Miriam Leitão, Ziraldo e Marilene Gordinho, em homenagem aos 116 anos da nossa escola. Tivemos jogos interclasse, prova de soletração e, hoje, a culminância com o desfile de roupas recicláveis, que chega à terceira edição”, disse.

Este ano, além das roupas feitas com materiais como CDs, plástico bolha e papel, houve a obrigatoriedade de acessórios e da cor predominante da equipe. “Eles surpreendem a cada edição. Nem nós sabemos como será até o momento da apresentação”, contou Noé.

 

A mobilização também teve caráter solidário. Gabriel Arcanjo, aluno do 3º ano e representante de turma, relatou que a arrecadação de quase 3 mil peças de roupas foi um dos pontos altos. “Junto com a direção, decidimos destinar as doações para a Asadon (Associação de Amparo aos Doentes Mentais São João Batista), para a Cantina Áurea e para a Sociedade São Vicente de Paulo. Foi gratificante ajudar tanta gente e, ao mesmo tempo, trazer para a escola colegas que estavam afastados, por meio de brincadeiras e competições saudáveis”, afirmou.

Além de promover integração e criatividade, a Semana Estadual das Juventudes marca um mês especial para o Princesa Isabel. “Em agosto, teremos ainda a Mostra de Ciências e Profissões, e no dia 24, a comemoração dos 116 anos da escola. É um período muito importante para o nosso calendário letivo e para a comunidade escolar”, finalizou a diretora Eliane.

Representantes das equipes
Equipe 1º lugar
Equipe 2º lugar
Equipe 3º lugar
Professores e alunos da Escola Princesa Isabel
Segundo a diretora Elaine Lucas Barroso Vieira, o objetivo foi criar uma programação festiva e envolvente
O professor Noé Comemorável Neto explicou que a proposta começou com a divisão dos estudantes em equipes, cada uma trabalhando um valor como respeito, empatia e humildade
Gabriel Arcanjo, aluno do 3º ano e representante de turma, relatou que a arrecadação de quase 3 mil peças de roupas foi um dos pontos altos
Pessoas que compuseram o corpo de jurados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *