Com 196.459 doses aplicadas em Caratinga, vacinação contra a covid-19 completa cinco anos

DA REDAÇÃO- Cinco anos após o início da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, a campanha contra a covid-19 alcançou a marca de mais de 53 milhões de doses aplicadas em todo o estado e 196.459 em Caratinga. O esforço coletivo, iniciado em 18 de janeiro de 2021, foi decisivo para reduzir casos graves, internações e óbitos, além de devolver segurança e esperança à população mineira.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública mundial após os primeiros casos confirmados na China. No início de 2021, quando as primeiras vacinas chegaram ao Brasil, Minas Gerais já contabilizava mais de 539 mil casos e cerca de 13 mil mortes provocadas pela doença.

Desde então, a vacinação se consolidou como a principal estratégia de enfrentamento à covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a imunização segue sendo fundamental para a proteção da população.

Técnica de enfermagem foi a primeira a ser vacinada em Caratinga

Em Caratinga, as primeiras doses foram aplicadas em 20 de janeiro de 2021. O município havia recebido 1050 doses 4 começou a imunização em ato simbólico com três profissionais de saúde.

A primeira a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Sônia Germana Luca Dantas, de 60 anos, que atua há 24 anos no setor de vacinação do PSF Santa Cruz II. Em seguida foram imunizadas mais duas técnicas de enfermagem: Maria Rosa da Consolação, de 55 anos, que atua na UTI Covid do Casu; e Maria Ângela Custódia, de 61 anos, que atua na UPA e no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Quem vacinou as colegas foi a técnica de enfermagem Helena Paulista.

“É esperançoso para mim, porque tenho uma mãe idosa e não posso transmitir para ela a Covid. Já é a primeira etapa de muitas. É um sentimento de esperança para todos nós que vivemos essa pandemia. Pretendo agora trabalhar dobrado pelos colegas que se foram e não pudemos fazer nada”, afirmou Sônia.

Esquema de vacinação

Atualmente, a vacina contra a covid-19 integra o calendário de vacinação de rotina em todo o estado. A imunização está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, em qualquer período da gestação.

Já na estratégia especial, a vacinação é indicada para pessoas imunocomprometidas, população indígena, ribeirinha e quilombola, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, com deficiência permanente e aquelas que vivem em instituições de longa permanência, além de seus trabalhadores.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza três vacinas contra a covid-19: duas de RNA mensageiro, da Pfizer e da Moderna, e uma de proteína recombinante, produzida pelo Serum Institute of India. Até o momento, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde mais de 76 milhões de doses do imunizante.

Técnica de enfermagem foi a primeira a ser imunizada em Caratinga (Foto: Arquivo DIÁRIO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *